PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

De olho no Rio 2016, Agência Mundial Antidoping aposta em exames preliminares

3 mai 2016 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Mundial Antidoping (Wada) e a Organização Regional Antidoping da América do Sul (ORAD-SAM) informaram hoje que colocarão em prática uma campanha de exames antidoping "eficiente e inteligente" antes do começo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

"Os exames fora de competição serão coordenados do escritório regional. O que estamos definindo é como será esse plano de controles em cada um dos países, em que momentos vamos começar a controlar e quais modalidades serão controladas, além de quando os exames acontecerão", disse a diretora regional latino-americana da Wada, María José Pesce, à Agência Efe, após reunião realizada em Assunção entre representantes das duas entidades para aprovar planos estratégicos e operacionais.

"Nosso intuito é fazer exames eficientes e inteligentes, geralmente realizados fora de competição e voltados aos atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos", completou.

Ainda de acordo com a dirigente, o objetivo principal da medida é garantir que os Jogos do Rio sejam 100% limpos. "Não é para castigar os que se dopam, mas para garantir que os 99% dos atletas que competem de maneira limpa possam participar de um esporte livre de doping", destacou.

A reunião realizada na capital paraguaia é a segunda feita pela ORAD-SAM. É previsto que um outro encontro aconteça ainda neste ano em Lima.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade