PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Dilma afirma que Brasil vai "encantar o mundo" com Jogos Olímpicos

5 ago 2015 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil vai "encantar o mundo" durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, segundo a presidente Dilma Rousseff e o mandatário do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em declarações feitas no evento que marcou o início da contagem regressiva de um ano para a competição.

Em discurso de cinco minutos na cerimônia, Dilma elogiou as belezas e a preparação da capital fluminense para os Jogos, e disse que a cidade soube aproveitar a experiência que adquiriu como uma das sedes da Copa do Mundo, em 2014.

"Os governos (federal, regional e municipal) construíram as condições para estar à altura dos compromissos que assumimos (com o COI). Com a Copa do Mundo, temos a experiência necessária para, de novo, encantar o mundo", disse a chefe de Estado.

A presidente admitiu que, a exatamente um ano para os Jogos, p Rio ainda tem que trabalhar muito para concluir todas as obras que prometeu, e acrescentou que as diferentes competições internacionais que a cidade vem organizando para testar as infraestruturas que usará em 2016 ajudarão a ajustar todos os detalhes.

"Estamos trabalhando duro para que os Jogos Olímpicos de 2016 sejam a melhor festa do esporte que o mundo já viveu. O Rio é, sem dúvida, o mais lindo cenário para os Jogos desde a Grécia Antiga", comentou a governante.

Segundo Dilma, os atletas e turistas que visitarem a cidade durante o evento poderão contar com equipamentos adequados, infraestrutura urbana modernizada, segurança pública e a "conhecida hospitalidade e alegria do povo brasileiro".

Bach também se disse satisfeito com os avanços feitos pela cidade nas obras necessárias para os Jogos Olímpicos e otimista com o que o Rio poderá oferecer.

"Acreditamos muito que esses Jogos vão maravilhar o mundo. Os cariocas e brasileiros em geral vão mostrar a todo o mundo a combinação de paixão e eficiência", afirmou o presidente do COI.

Segundo o dirigente alemão, os Jogos Olímpicos de 2016 serão tão espetaculares que o "mundo vai falar do Rio antes e muito melhor depois".

Bach considerou que o mais importante é que o evento deixará um importante legado para o Rio de Janeiro em termos de infraestrutura e transporte.

"Este será o maior legado para uma cidade olímpica desde a edição de Barcelona, em 1992", comentou.

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Organizador do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltaram o avanço das obras a um ano da cerimônia de abertura e disseram que tudo está dentro do prazo, inclusive que muitas infraestruturas serão entregues antes do previsto.

Segundo os dados divulgados, a Vila Olímpica está com 89% de suas obras concluídas e o Parque Olímpico, que concentrará instalações para 16 modalidades esportivas, tem 82% de sua infraestrutura terminada.

O Parque Radical, que concentrará 11 modalidades olímpicas, tem 79% da infraestrutura concluída para a canoagem slalom e 62% da Arena da Juventude pronta.

Três dos quatro sistemas de vias exclusivas para ônibus prometidos para Rio 2016 estão funcionando e grande parte dos 16 quilômetros de túneis para a Linha 4 do metrô já foi escavada.

Apesar todos os avanços, o governo do estado do Rio de Janeiro já admitiu que não cumprirá o compromisso de descontaminar 80% da Baía de Guanabara, onde serão disputadas as competições de vela.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade