PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Dirigentes do COI prometem mergulho coletivo na Guanabara

12 ago 2015 - 18h16
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Terminou nesta quarta-feira em clima de descontração a nona visita técnica da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2016.  Por três dias, dirigentes da entidade discutiram questões operacionais, visitaram locais de competições e receberam informações das autoridades do Rio sobre as condições da água na cidade.

A presidente da comissão, Nawal Moutawakel, encerrou a polêmica sobre a qualidade da água prometendo um mergulho coletivo da cúpula do COI na Baía de Guanabara.  Ela teve o apoio do diretor executivo do COI para os Jogos, Christophe Dubi, também presente à entrevista coletiva, concedida à tarde na sede do Rio 2016.

Presidente da Comissão de Coordenação do COI mostra otimismo com situação
Presidente da Comissão de Coordenação do COI mostra otimismo com situação
Foto: Matthew Stockman / Getty Images

Dubi já havia prometido tomar um banho na Baía,  local das provas de vela na Olimpíada. Nesta quarta, ele disse que, na verdade, quem havia feito a promessa teria sido outro diretor do COI, Gilbert Felli. Os dois, em tom de brincadeira,  se desentenderam no auditório do Rio 2016, mas chegaram a um acordo quando Nawal propôs o mergulho coletivo.

Antes disso, Nawal tratou o tema com seriedade e disse que o COI dá prioridade aos atletas e que, por isso, está monitorando a qualidade da água na Baía,  na Lagoa Rodrigo de Freitas,  onde serão realizadas provas de remo e canoagem,  e na praia de Copacabana, local do triatlo e da maratona aquática.

As águas do Rio são o maior centro de polêmicas na organização dos Jogos
As águas do Rio são o maior centro de polêmicas na organização dos Jogos
Foto: Matthew Stockman / Getty Images

"Os nossos amigos da Rio 2016 e as autoridades governamentais estão fazendo o máximo possível para dar condições adequadas aos atletas durante os Jogos", disse Nawal. As águas do Rio estão num centro de uma polêmica que recrudesceu há poucos dias quando a agência de notícias Associated Press divulgou pesquisas laboratoriais que indicavam risco de algumas doenças para quem entrasse em contato com a água da Baía e da Lagoa.

Houve ainda o caso de atletas de remo da equipe dos EUA, que participaram de evento-teste no final da semana na Lagoa e se queixaram de dores pelo corpo e diarreia. Nesta quarta, o COI repetiu discurso do Rio 2016 e disse que os incidentes com os atletas norte-americanos se trataram de um fato isolado.  "O treinador da equipe de remo nem entrou no barco e também teve os mesmos sintomas. A própria federação internacional de remo já se manifestou,  ressaltando que não houve nenhuma anormalidade nesse evento", declarou Dubi.

Foto: Matthew Stockman / Getty Images
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade