PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Estádio olímpico de Tóquio começará a ser construído em 2017

16 nov 2015 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários

A construção do estádio olímpico de Tóquio para os Jogos de 2020 terá início no começo de 2017, embora ainda não tenha um projeto escolhido, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Japonês do Esporte.

As novas instalações serão erguidas no terreno onde ficava localizado o estádio olímpico de 1964, que foi demolido há um mês, e ocuparão 113 mil metros quadrados, de acordo com o porta-voz do instituto, Takakuni Ikeda.

Além disso, terminou nesta segunda o prazo para apresentar as propostas arquitetônicas e o custo de construção do estádio. Em julho, o governo japonês descartou o projeto da arquiteta Zaha Hadid, selecionado inicialmente.

O plano original elaborado por Zaha recebeu fortes críticas pelo custo elevado, a excessiva magnitude e o desenho pouco adaptado ao entorno. A ideia inicial era um espaço com capacidade para 80 mil pessoas, mas o Executivo do Japão diminuiu esse número para 68 mil assentos fixos e aprovou um orçamento de 155 bilhões de ienes (R$ 4,6 bilhões), que serão custeados pelo governo nacional e pela cidade de Tóquio.

A polêmica em torno das instalações olímpicas alcançou uma proporção tão grande que o ministro de Esporte, Hakubun Shimomura, e seu diretor-geral, Kimito Kubo, renunciaram em julho pelas críticas recebidas. Além disso, o atraso acumulado na construção do novo estádio fez com que o mundial de rúgbi de 2019, que aconteceria no local, tivesse a sede alterada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade