PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

EUA negam possibilidade de abdicar das Olimpíadas por zika vírus

8 fev 2016 - 21h21
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) nega a possibilidade de abrir mão das Olimpíadas do Rio de Janeiro em função do zika vírus. A informação contradiz matéria publicada nesta segunda-feira pela Reuters, agência de notícias respeitada mundialmente.

De acordo com a Reuters, em função dos riscos atualmente oferecidos pelo vírus no Brasil, o USOC afirmou que as federações, atletas e funcionários preocupados com o zika poderiam estudar a possibilidade de não participar da próxima edição dos Jogos Olímpicos.

Diante da repercussão da reportagem, o USOC usou se site oficial para se pronunciar nesta segunda-feira. O breve comunicado, assinado por Patrick Sandusky, porta-voz da entidade, garante que a notícia da agência é improcedente e assegura que os atletas participarão normalmente do torneio.

“A informação de que o USOC recomendou a seus atletas reconsiderar competir no Rio devido ao zika vírus é 100% imprecisa. A equipe dos Estados Unidos está ansiosa pelos Jogos e não impediu, não impediria e não impedirá os atletas de competirem por seu país se estiverem qualificados”, diz a nota.

A equipe norte-americana é a principal potência olímpica da atualidade. Na edição de 2012 dos Jogos, realizada em Londres, os norte-americanos conquistaram 103 medalhas (46 de ouro, 28 de prata e 29 de bronze). A China, segunda colocada no quadro, alcançou 88 pódios (38, 27 e 23).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade