PUBLICIDADE

Evento-tesde para Jogos Olímpicos modifica o trânsito no Rio

16 ago 2015 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

O evento-teste de ciclismo de estrada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que ocorre hoje (16) na zona sul, com trajetos também em Guaratiba, na zona oeste, modificou o trânsito na orla do Rio no início da manhã. A largada ocorreu às 8h30, na posto 5 da Praia de Copacabana, e vai terminar em São Conrado, na zona sul, por volta das 12h40.

Ao todo, 100 atletas de alto nível de 20 países participam da prova, percorrendo 165 quilômetros. É o quinto evento-teste feito na cidade, e o que tem mais impacto na mobilidade urbana. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o ciclismo de estrada será a primeira prova, depois da cerimônia de abertura, Será disputada durante dois dias seguidos (competições masculina e feminina).

Como a competição exige que o trânsito seja modificado, vários locais da orla estão interditados para o tráfego de carros neste domingo. O acesso às praias da cidade também está restrito e as linhas de ônibus também mudaram seus itinerários.

A pista junto à orla da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Souza Lima e Francisco Otaviano, está fechada desde o início da madrugada deste domingo. Já as pistas junto à orla das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, em Ipanema e no Leblon, estão bloqueadas desde às 7h da manhã. Estas vias serão liberadas às 18h, após o fim do período da área de lazer. A pista junto às edificações funcionará normalmente como faixa reversível.

As pistas junto à orla das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes estarão bloqueadas até às 12h de domingo. A pista da Avenida Lúcio Costa, junto aos prédios, está funcionando normalmente no sentido Recreio. Os acessos de veículos às praias da Grumari, Prainha e Reserva, na zona oeste, estarão bloqueados desde a 0h até 12h. Os acessos à Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista também estão fechadas até às 13h. Outra via importante da cidade que terá o trânsito mudado é a Rua Jardim Botânico. A partir das 10h30, a via estará bloqueada no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado, com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro. A Avenida Niemeyer será bloqueada ao tráfego duas vezes no domingo, primeiro às 7h30 da manhã e depois na Vista Chinesa às 11h, quando os ciclistas passarão duas vezes pela via. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para 13h. Entre essas duas interdições a via ficará aberta apenas sentido São Conrado.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade