PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Pezão lamenta fracasso na despoluição da Baía de Guanabara

11 ago 2015 - 18h10
Compartilhar
Exibir comentários

Logo após participar de reunião nesta terça-feira com dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI), que visitam a sede dos Jogos de 2016 em missão pela nona vez, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que a poluição da Baía de Guanabara é a grande preocupação do Estado e dos organizadores do evento. Ele falou sobre o assunto em rápida entrevista, à saída da sede do Rio 2016, no bairro do Estácio, zona central do Rio.

De acordo com Pezão, "é lamentável" que o projeto de despoluição da baía não poderá ser cumprido por falta de recursos e de tempo.

Despoluição da baía não poderá ser cumprida por falta de recursos e de tempo
Despoluição da baía não poderá ser cumprida por falta de recursos e de tempo
Foto: Antonio Lacerda / EFE

"A Cedae (Companhia de Água e Esgotos do Estado) estava quebrada, quando a gente (PMDB) chegou ao governo (do Rio, em 2006). Dava um prejuízo mensal de R$ 30 milhões. Tivemos de sanear a empresa, isso levou tempo", disse Pezão, acrescentando que esse problema afetou o investimento que deveria ter sido feito na Baía de Guanabara.

"Não adianta achar que a Baía é só daqui do Rio. Há dezenas de rios que desaguam nela oriundos de São Gonçalo e de toda a Baixada Fluminense. Estamos fazendo investimentos nessas áreas para melhorar a situação", disse.

A Baía de Guanabara vai receber as provas de vela nos Jogos e tem sido muito criticada nos últimos meses por velejadores brasileiros e estrangeiros. Além da quantidade de lixo flutuante retirada todos os dias do local, também assusta a qualidade da água, muito misturada com esgoto.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade