PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Justiça anula contrato de reforma da Marina da Glória para Rio 2016

4 fev 2016 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça Federal anulou o contrato que prevê a reforma da Marina da Glória para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O local irá abrigar as competições de Vela nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em agosto. A empresa BR Marinas é a concessionária responsável pelo local e segue investindo R$ 60 milhões em obras visando a melhoria do espaço.

A BR Marinas acabou herdando o contrato firmado pela empresa de Eike Batista para explorar o espaço durante 30 anos. No vínculo, está incluso a realização de melhorias estruturais para a as Olimpíadas. Em contato com a reportagem, a empresa afirmou que continuará com as obras em andamento e aguarda uma notificação oficial pela Justiça.

Guilherme Diefenthaeler, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF), foi o responsável pela decisão, atendendo um pedido dos próprios usuários do local, que acusam a BR Marinas de utilizar o espaço para outros fins, além do segmento náutico. Em 2013 já houve um processo para que anulassem a concessão do espaço.

Apesar da decisão judicial, a BR Marinas descartou a possibilidade de abrir mão do espaço e disse que irá recorrer em outras esferas. A empresa também confirmou que todos os eventos marcados para as próximas semanas no local seguem de pé e as obras irão prosseguir. Eles aguardam uma notificação oficial e creem que a prefeitura do Rio de Janeiro também irá persistir da decisão, já que cabe recurso.

Além das obras para as Olimpíadas, a BR Marinas afirmou que segue alterando a estrutura antiga do local para que a marina não se limite a receber apenas os usuários do espaço. Além dos atletas, técnicos e torcedores nos Jogos Olímpicos, a intenção de empresa é que a marina também fique aberta ao público em geral após o evento, oferecendo um espaço gastronômico.

Já foram realizados dois eventos-teste na Baía de Guanabara. Atletas e treinadores chegaram a reclamar dos transtornos causados pelas obras na Marina da Glória. O espaço deverá servir de apoio para os competidores e o prédio principal da marina é um dos principais pontos da reforma que ainda não foi finalizada.

* especial para a Gazeta Esportiva 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade