PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Lin Gui mira Pan e Rio 2016 após aparecer como namorada de Zizao

25 mar 2015 - 09h32
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A mesatenista brasileira Lin Gui, nascida em Nanning na China, obteve o resultado mais importante de sua carreira, no último sábado, e já se prepara para voos mais altos. A atleta de 21 anos de idade conquistou o Campeonato Latino-Americano e agora mira participações nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 para ser lembrada no País não só como ex-namorada do corintiano Zizao.

Lin Gui chegou ao Brasil em 2005 para um período de treinos e resolveu ficar. Obteve a cidadania brasileira em maio de 2012 e semanas depois foi convocada para integrar a equipe nacional nos Jogos Olímpicos de Londres. Não jogou, mas teve o primeiro contato com o evento, que agora sonha em disputar no Brasil.

"Participar das Olimpíadas no seu País é o maior sonho de qualquer atleta. Estamos no caminho certo, agora é continuar trabalhando firme que o resultado será consequência", disse, adotando a nacionalidade brasileira em português fluente. "Passei toda minha adolescência aqui, já são dez anos", confirmou a atleta, treinada por Hugo Hoyama.O ex-atleta foi companheiro de treino e agora é técnico de Lin Gui. Uma de suas principais missões nesta temporada é preparar a brasileira para a edição de Toronto dos Jogos Pan-Americanos, evento em que conquistou 15 medalhas ao longo de sua carreira. Um lugar no pódio no Canadá poderia fazer com que a jogadora passasse a ser conhecida também pelas conquistas à mesa - e não as amorosas.

Lin Gui ganhou notoriedade no Brasil ao iniciar um namoro com Zizao. O jogador chinês de futebol ficou duas temporadas no elenco do Corinthians e se tornou o primeiro atleta de seu país a defender o clube de maior torcida de São Paulo. Em 2013, começou um relacionamento com a mesatenista, curiosamente atleta do rival Palmeiras/São Bernardo.

"Quando saiu a notícia mudou um pouquinho para mim. O pessoal ficava perguntando como era e os corintianos tentavam me fazer virar corintiana, sabe. Mas foi pouca coisa, não me incomodou no dia a dia", explicou a mesatenista, hoje sem contato com o jogador, que retornou à China no início do último ano depois de cinco partidas com a camisa do Timão. "Faz tempo que a gente não se fala".

Psicólogo de Hypolito ajuda na carreira - A confiança de Lin Gui em um bom resultado no Pan de Toronto 2015 e uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 aumentou com o título do Latino-Americano, em que derrotou na final a mexicana Yadira Silva, de virada. Mesmo atrás no placar, a atleta brasileira conseguiu manter a concentração na partida decisiva e reverter o marcador, fatos que atribui ao trabalho com o psicólogo Yan Cintra.

Contratado pela prefeitura de São Bernardo, ele trabalha com outros atletas da cidade, como o ginasta Diego Hypolito, e acompanha os treinos da mesatenista, a quem atende em consulta uma vez por semana. Na última semana, viajou com Lin Gui a Buenos Aires para a disputa do Latino-Americano.

"Nesse nível todo o mundo tem quase a mesma técnica, joga há mais de dez anos. Então é parecido. Na hora da partida, é mais a cabeça, que nem no tênis. São muitos altos e baixos durante o jogo, então manter o foco e a concentração é muito importante", explicou a atleta.

No segundo semestre, Lin Gui se mudará para a Áustria, onde defenderá a forte equipe do Linz por uma temporada. Ela participou de um período de treinos no clube no início deste ano e impressionou os dirigentes, que a convidaram a integrar o time, finalista da Liga dos Campeões.

A brasileira entrará na equipe B do clube, mas acredita que pode chegar ao time principal com a rotina de treinos e competições na Europa ao lado de alguma das melhores jogadoras do mundo. Gui nem chegou à Áustria, mas já quer ficar por mais de uma temporada, sem cortar vínculo com o São Bernardo. Assim, não perderia contato com Hugo Hoyama nem os outros amigos, a quem mal teve tempo de avisar que se mudará.

"Tudo aconteceu rápido. Cheguei da Europa e fui para o Latino-Americano. Colocaram no site da Confederação que eu ia jogar na Áustria e todo mundo está me mandando mensagem perguntando se precisa descobrir na internet onde eu vou morar", concluiu em meio a risinhos com que geralmente inicia ou encerra as frases.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade