PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

COB teme que medalhas no Pan "enganem" público por Rio 2016

30 jun 2015 - 16h22
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é de que o País conquiste mais de 100 medalhas no Pan-Americano de Toronto, de 10 a 26 de julho, e dispute o terceiro lugar com Canadá e Cuba. O número expressivo deve, no entanto, ser contextualizado. Há entre dirigentes do comitê a preocupação de que a repetição de pódios no Pan possa criar um ambiente de euforia entre torcedodes brasileiros, à espera de bons resultados em série nos Jogos de 2016.

"É preciso repetir que o Pan reúne 42 países, sempre com a supremacia dos EUA, e isso representa um universo bem reduzido com relação à Olimpíada, que deve contar com 205 países. Claro que existe uma transferência de expectativa", declarou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

Brasil vai ganhar mais medalhas no Pan do que nos Jogos Olímpicos
Brasil vai ganhar mais medalhas no Pan do que nos Jogos Olímpicos
Foto: Chris Young / AP

Para ele, o público que acompanha com mais frequência as competições esportivas vai saber dar a dimensão exata dos pódios alcançados em Toronto, com relação ao que vier nos Jogos. Mas ele não sabe como vão reagir os torcedores que só a partir de agora começam a despertar interesse pelo esporte olimpico.

O chefe da missão brasileira em Toronto, Bernard Rajzman, é outro que faz um alerta sobre a diferença dos dois eventos. "Torço claro para o maior número possível de medalhas no Pan. Isso aumenta a auto estima do atleta. Mas não pode haver uma cobrança nos Jogos de 2016 tomando como comparação o desempenho do Brasil no Canadá."

A meta do COB é que o Brasil fique no top 10 das olimpíadas,  e possa ganhar em torno de 27 medalhas no ano que vem.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade