PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Nuzman nega retaliação e fala em contato "permanente" com Londres

9 out 2012 - 13h33
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
HENRIQUE MORETTI
Direto de São Paulo

Na iminência de receber no Rio de Janeiro membros do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) para o debriefing de Londres 2012, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, destaca a relação amistosa entre as partes. O dirigente nega que o download de informações confidenciais referentes à última Olimpíada feito sem autorização por funcionários ligados ao Comitê Rio 2016 possa gerar alguma retaliação por parte dos britânicos.

"Nada, não ficou nada", respondeu Nuzman nesta terça-feira, em entrevista concedida na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, quando questionado sobre uma possível retaliação por parte do Locog devido ao caso. "Ao contrário, tenho falado com eles permanentemente", completou o brasileiro.

Em novembro, ocorrerá no Rio de Janeiro o debriefing de Londres 2012, no qual responsáveis pela organização da Olimpíada britânica serão recebidos na capital fluminense em um evento que reunirá dez dias de apresentações sobre a experiência de abrigar os Jogos Olímpicos. Nesta terça, Nuzman descartando qualquer espécie de saia-justa no evento que está para acontecer. "Esse debriefing é uma transferência de conhecimento e vai ser ótimo, vocês vão estar lá", disse.

Segundo o site oficial do Comitê Rio 2016, entidade da qual Nuzman também é o presidente, estarão presentes no debriefing ainda organizadores da Olimpíada de Inverno Sochi 2014 e Pyeongchang 2018 e os candidatos a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. O evento é parte da estratégia de transferência de conhecimento promovida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em 23 de setembro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que o furto de informações limitaria a troca de dados entre Londres e Rio de Janeiro, algo que Nuzman descarta. Segundo um "alto funcionário" dos Jogos de 2012 ouvido pelo diário, os britânicos teriam a intenção de "fechar tudo" em relação aos organizadores brasileiros, prestando apenas as informações básicas.

Depois disso, no dia 28, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, encontrou-se com a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília. Cameron assinou um acordo de cooperação no qual se compromete a ajudar o Brasil na preparação para a competição cuja cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã, ocorrerá em 5 de agosto de 2016.

O furto de informações, segundo confirmou o COB em entrevista concedida em 27 de setembro na capital fluminense, acarretou a demissão de nove funcionários do Comitê Rio 2016, membros de um grupo de 24 que trabalhou em um programa olímpico oficial de transferência de conhecimento entre as cidades-sede dos Jogos. Na mesma data, Nuzman afirmou que os nomes dos demitidos não seriam revelados "por entender que essa é uma relação entre empresa e funcionário".

Nesta terça, o dirigente disse ser "natural" que outros profissionais sejam contratados para o lugar dos dispensados. Evitando se alongar muito ao comentar o assunto, ele afirmou: "eu acho que a gente já falou tanto disso. Não tem como organizar uma Olimpíada durante sete anos e não debatermos com vocês e com a sociedade várias questões, algumas mais quentes e outras menos. Tenho certeza de que vamos entrar em outras perguntas e tenho o maior prazer em responder a elas todas, porque acho que é um dever perante à sociedade", afirmou.

Nuzman, 70 anos, é presidente do COB desde 1995. Em 5 de outubro, ele foi reeleito para o quinto mandato à frente da entidade, recebendo 30 votos de 33 possíveis dos presidentes de confederações esportivas do País, além do apoio de João Havelange, membro nato do órgão. O único voto contrário à reeleição foi do presidente da Confederação Brasileira de Gelo (CBDG), Eric Maleson.

Nesta terça, Nuzman esteve na Fiesp promovendo a exposição "As Oportunidades de Negócios para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016". Em um intervalo do evento, ocorrido durante a 23ª reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção, ele atendeu a imprensa de forma breve, por pouco mais de 10 minutos.

Carlos Arthur Nuzman foi reeleito presidente do COB com 30 dos 31 votos válidos
Carlos Arthur Nuzman foi reeleito presidente do COB com 30 dos 31 votos válidos
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade