PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Obras da Olimpíada estão "absolutamente" no prazo, diz Nuzman

10 out 2012 - 08h14
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de São Paulo

A quatro anos do início da Olimpíada e da Paralimpíada do Rio de Janeiro, "todas as obras" de infraestrutura para os eventos estão "andando dentro do padrão esperado". A garantia é do presidente do Comitê Organizador do evento e também presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

"Com relação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos o andamento das obras está absolutamente dentro do cronograma, está correndo como prevíamos e tem de ser", disse Nuzman nesta terça-feira, quando concedeu entrevista durante intervalo de uma reunião na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

O dirigente esteve no local para promover a exposição "As Oportunidades de Negócios para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", durante a 23ª reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção, que representa 204 entidades da cadeia construtiva da construção civil.

"Em termos de Brasil não sou a pessoa capaz de poder analisar a infraestrutura do País", prosseguiu Nuzman. "Mas aqui foram trazidas sugestões como no trabalho em segurança, meio-ambiente, material de construção, mão de obra, projetos... acho que temos uma gama aqui muito grande, principalmente nesse conceito de construções".

No encontro, foi criado um grupo técnico de trabalho, formado por cinco membros do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) e integrantes do COB ainda a ser designados, para estudar processos de construção com o foco na Olimpíada. A liderança será de Renato Giusti, diretor-titular adjunto do Deconcic.

Mobilidade urbana preocupa Fiesp:

Vice-presidente da Fiesp, José Carlos de Oliveira Lima também conversou com os jornalistas. Ele ressaltou como o site O Observatório da Construção, mantido pela entidade, mostra que o Brasil ainda está atrasado, em relação à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016, em temas ligados à mobilidade urbana, não à infraestrutura esportiva.

"Como vamos chegar a essas arenas? Rede hoteleira, transporte, residências, de maneira geral isso está atrasado, no nosso portal você vai verificar que a maioria está no sinal amarelo ou vermelho", disse. "Há uma preocupação nossa, e estamos analisamos junto ao governo. Precisamos trabalhar em cima de projetos, pois quanto mais curto é o prazo, maior é o preço".

Nuzman elogiou andamento de obras de infraestrutura dos Jogos; mobilidade urbana pode ser problema
Nuzman elogiou andamento de obras de infraestrutura dos Jogos; mobilidade urbana pode ser problema
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade