PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

OMS recomenda mais testes na água para Olimpíada no Rio

16 out 2015 - 13h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial de Saúde,  em documento divulgado nesta sexta,  recomendou à Rio 2016 testes mais frequentes notadamente na água da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os locais vão abrigar várias competições na Olimpíada. De acordo com a análise da OMS, são necessários mais testes bacteriológicos para que se possa garantir, ou não, a segurança dos atletas durante os Jogos.

A organização, no entanto, não considerou importantes os testes virais nas áreas de provas de maratona aquática, triatlo, remo e canoagem. Isso vem de encontro à reclamação recente da Federação Internacional de Natação, que pleiteou esses testes específicos.

Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas precisam de mais testes, segundo a OMS
Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas precisam de mais testes, segundo a OMS
Foto: Matthew Stockman / Getty Images

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) testa a qualidade da água na Baía de Guanabara uma ou duas vezes a cada mês. Quando de evento-teste recente de vela, esse controle foi feito semanalmente nos locais das raias.

A Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas estão no centro de uma discussão que se estendeu para o mundo todo por causa da poluição e do não cumprimento de metas estabelecidas pelo governo do Estado do Rio para tornar essas áreas salubres. 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade