PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Paes, Lula e Cabral pediram que Nuzmam assumisse Rio 2016

5 ago 2015 - 17h14
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Muito questionado por acumular a presidência do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman ganhou um aliado de peso durante entrevista coletiva nesta quarta, no Parque Olímpico. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que Nuzman atendeu a um pedido dele, do então presidente Lula e do então governador do Estado, Sergio Cabral, para ficar no comando da entidade e da empresa criada para organizar os Jogos.

Na história dos Jogos Olímpicos, Nuzman é o único dirigente que acumulou as duas funções. Isso já foi motivo de vários questionamentos ao longo dos últimos anos. À medida que se aproximam os Jogos de 2016, boa parte da imprensa estrangeira volta à carga e tenta obter uma explicação convincente para o fato.

O assunto voltou á tona também por causa de relatório técnico aprovado pelo TCU na semana passada (29 de julho), o qual afirma que Nuzman está em “conflito de interesses” por presidir o COB e o Rio 2016 ao mesmo tempo. De acordo com o documento, o Rio 2016 não indica com transparência seus gastos e os empurra para os cofres públicos.

Prefeito explicou situação do Comitê Organizador
Prefeito explicou situação do Comitê Organizador
Foto: Antonio Lacerda / EFE

“Falam muito por aí, mas o Nuzman dirige a organização da Olimpíada graças a um pedido meu, do Lula, do Sergio Cabral. Foi uma decisão política. Não vejo nenhum interesse de conflito. Ele é do ramo. O Nuzman foi o responsável pela nossa vitória”, declarou Paes, durante evento que celebrou a marca de exatamente um ano para o começo da Olimpíada.

Nuzman se disse muito tranquilo com as frequentes cobranças sobre o duplo comando e ressaltou que o pedido dos entes governamentais para que assumisse também o Rio 2016 está documentado. Ele negou falta de transparência nos gastos do Rio 2016.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade