PUBLICIDADE

Terra na Copa

Paes diz que tombamento de escola vizinha ao Maracanã é demagogia

21 dez 2012 - 13h50
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito Eduardo Paes classificou como "demagogia" a tentativa de veradores de tombar a Escola Municipal Friedenreich e o prédio do antigo Museu do Índio, imóveis que o governo do Estado pretende demolir para aumentar área de estacionamento e melhorar o fluxo de acesso ao Estádio Maracanã. O tombamento da escola foi aprovado em primeira votação da Câmara Municipal, mas tirado de pauta com o do Museu do Índio da sessão da última quinta-feira.

Eduardo Paes criticou tentativa de tombamento de escola próxima ao Maracanã
Eduardo Paes criticou tentativa de tombamento de escola próxima ao Maracanã
Foto: JP Engelbrecht / Divulgação

“A cidade vai enfrentar certos desafios que não admitem demagogia. Se a gente fosse tirar a escola e não construir outra, eu seria o primeiro a protestar. Mas não. Vamos construir outra a 500, 800 m. A escola não é um prédio, é sua história, seu corpo de professores, a direção, seus alunos. É perfeitamente possível transferir a escola de lugar, fazer um prédio de qualidade, mais moderno, atendendo a mais premissas. Não vou entrar numa discussão boba. Se ficarmos no jogo da demagogia, que já empacou esta cidade, não vamos avançar”, afirmou o prefeito.

Paes ainda classificou como inconstitucional os projetos de tombamento e afirmou que vai tomar providências judiciais caso sejam aprovados. “Não é atribuição da Câmara (o tombamento). O vereador que apresentou o projeto sabe que é inconstitucional, isso é prerrogativa do prefeito.”

O prefeito assegurou que tanto a remoção da escola quanto do prédio do Museu do Índio são necessárias para o perfeito funcionamento do novo Maracanã, que será entregue pelo estado no final de fevereiro.

“O Maracanã é um equipamento esportivo importante para a cidade. Não é só para a Olimpíada e para a Copa, não. Copa vai ter sete jogos, Olimpíada vai ter abertura e encerramento. Estou falando que quem é carioca gosta de samba, de cerveja e do Maracanã. Todo mundo frequenta o estádio e sabe que ele tem problemas”, disse Paes. “É o estrangulamento do acesso, aquela bagunça que as pessoas invadem as ruas para andar. O que está se fazendo é melhorar os acessos, integrá-lo à Quinta da Boa Vista", encerrou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade