PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Paes fala na Assembleia da SIP em repetir efeito transformador de Barcelona

14 out 2012 - 16h31
(atualizado às 19h00)
Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse neste domingo durante a 68ª Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que espera ver a cidade atingir com os Jogos Olímpicos de 2016 o mesmo efeito transformador obtido em Barcelona, 20 anos atrás.

Prefeito do RJ também citou a Olimpíada de 1988, em Seul
Prefeito do RJ também citou a Olimpíada de 1988, em Seul
Foto: Mauro Pimentel / Terra

"Barcelona passou de um simpático balneário do Mediterrâneo a capital cultural da Europa, epicentro de uma economia criativa", afirmou o prefeito recém reeleito durante o almoço da terceira rodada de reuniões da Assembleia da SIP, realizado em São Paulo.

Eduardo Paes explicou que o "modelo transformador" da cidade espanhola, a partir dos Jogos de 1992, contribuiu para o "desenvolvimento da União Europeia".

O prefeito carioca ainda lembrou que a mesma situação ficou evidente em 1988, com os Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, quando o mundo começava a sentir a força econômica dos chamados "Tigres Asiáticos", assim como em Pequim 2008.

"Como dizia o ex-prefeito de Barcelona (Pasqual) Maragall, há dois tipos de Jogos Olímpicos: os que servem da cidade e os da cidade que se servem dos Jogos", comentou o Paes.

Inspirado no modelo espanhol, o prefeito afirmou que o Rio de Janeiro "buscou impedir que investimentos se concentrassem nas áreas mais nobres da cidade" e que algumas obras foram feitas com pensamento mais voltado para a população, como legado dos Jogos.

Paes citou a rede de transporte público de "alta capacidade", com a qual aumentará de 18 para 63% a população beneficiada, além da revitalização da Zona Portuária, com o projeto "Rio Maravilha".

O governante da capital fluminense ainda voltou a citar seu compromisso com a "racionalização dos recursos públicos", lembrando que algumas sedes de grandes eventos esportivos tiveram várias instalações transformadas em "elefantes brancos".

Paes concluiu garantindo que os Jogos Olímpicos de 2016 "são uma oportunidade fantástica para catalisar esforços e vender a imagem do Rio de Janeiro de uma forma distinta".

EFE   
Compartilhar
Publicidade