PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Paes garante Rio 2016 em dia: "é torcida do Fla palpitando"

19 dez 2014 - 14h11
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Em janeiro deste ano, quem sobrevoasse o antigo autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, teria sérias dúvidas a respeito do andamento das obras do Parque Olímpico, principal complexo esportivo que reunirá 16 modalidades dos Jogos Olímpicos de 2016. Praticamente um ano depois, as arenas tomaram forma, o COI teceu elogios em sua última visita e agora parece ser a vez do prefeito Eduardo Paes ir à forra aos que "palpitaram sem saber".

Em visita às arenas do Parque Olímpico, na apresentação de um balanço olímpico da prefeitura do Rio de Janeiro, responsável praticamente por 90% das estruturas esportivas e obras de legado, Paes a todo momento foi irônico. Orgulhoso, em sua apresentação em slides, antes de guiar uma visita pelas instalações, criticou os que não entendem de engenharia, assim como ele.

<p>Arenas dos Jogos de 2016 já começam a tomar forma no Parque Olímpico</p>
Arenas dos Jogos de 2016 já começam a tomar forma no Parque Olímpico
Foto: André Naddeo / Terra

"É a torcida inteira do Flamengo palpitando", disse o prefeito, explicando que quem visse as obras há um ano, mesmo ele dizendo na época que estava "tudo em dia", não entendia que "são R$ 500 milhões abaixo da gente, apenas em fundações, estruturas de esgoto, redes de fibra ótica, e por aí vai".

A única obra em que Paes admite atraso é o velódromo de ciclismo, que ele garante, porém, não ser "nada de mais". "As pessoas ficam palpitando. Se quiserem, faço uma entrevista e visitas toda semana", afirmou ainda o prefeito.

Mesmo em relação a Deodoro, a última locação a ser licitada e que reunirá nove modalidades olímpicas, além de outras quatro paralímpicas, ele diz com toda a segurança que "recuperamos o atraso", antes de complementar com um "não é complexo de fazer". "A maior arena terá 3 mil lugares", disse também antes de lembrar que o rio artificial criado para a canoagem slalom ficará de legado para o uso da populaçãoo.

Paes confirmou que o primeiro dos 42 eventos-teste que envolvem a Olimpíada será em dezembro de 2015, com a conclusão da arena de tênis. A ideia é entregar duas arenas a cada dois meses, a partir de janeiro de 2016.

"Os prazos não são confortáveis, nada tem muita folga. Agora, por exemplo, com a paralisação no início do ano (greve de operários), já conseguimos recuperar. Nosso esforço permanente foi para não ter 24 horas por dia, sete dias por semana, porque custa mais. Nosso esforço foi para mostrar que esse País pode fazer um show desses de infraestrutura e legado sem perder prazo e ter que pagar mais", disse o prefeito.

Veja mais imagens das obras no Parque Olímpico

Fotos: André Naddeo/Terra

Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra
Foto: André Naddeo / Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade