PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Olimpíada 2016

Paes nega polêmica com COI sobre golfe: "tradução ignorante"

Prefeito do Rio de Janeiro disse que jornalistas interpretaram erroneamente trecho em que o presidente do COI, Thomas Bach, afirma que Paes "colocou pressão" para a construção do campo de golfe olímpico

26 fev 2015 - 14h25
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Prefeito Eduardo Paes disse que imprensa fez tradu&ccedil;&atilde;o errada do que Thomas Bach disse sobre o campo de golfe</p>
Prefeito Eduardo Paes disse que imprensa fez tradução errada do que Thomas Bach disse sobre o campo de golfe
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, descartou qualquer tipo de polêmica envolvendo o campo de golfe junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) ao justificar que os jornalistas fizeram uma "tradução ignorante" do que disse o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach. Em sabatina na sede do Rio 2016, Bach afirmou que a ideia do campo de golfe foi do prefeito, que "colocou pressão" para que a obra fosse realizada.

Contextualizando, a declaração do presidente do COI era para responder sobre o fato de o próprio Paes, em conversa informal com alguns jornalistas na última terça-feira, ter dito que "odiou ter que construir" o campo de golfe. Alguns veículos publicaram a conversa supostamente "em off" e criou-se a polêmica – o Terra apurou que o prefeito não deixou isso claro na conversa com alguns repórteres, no segundo dia da visita da Comissão de Coordenação do COI, muito embora o tom da conversa fosse no estilo "resenha".

"Eu tive esse cuidado de pegar a gravação. 'Put some pressure' não é que eu fiz pressão, é quando alguém está trabalhando demais para alguma coisa acontecer. Então, infelizmente, os jornalistas fizeram essa tradução ignorante e precisam fazer um cursinho de inglês básico", afirmou o prefeito do Rio, visivelmente irritado com a repercussão do caso.

<p>Bach, presidente do COI, deu a entender que Paes pressionou para que a obra do campo de golfe fosse realizada</p>
Bach, presidente do COI, deu a entender que Paes pressionou para que a obra do campo de golfe fosse realizada
Foto: Eric Gaillard / Reuters

O Terra estava presente na sabatina do presidente do COI com estudantes universitários do Rio de Janeiro e, sim, a pergunta deixou Bach surpreso - tanto que ele fez questão de deixar claro que a ideia do campo de golfe na Barra da Tijuca foi uma solução do próprio prefeito. O termo "put some pressure" (colocar pressão), na verdade, tem interpretação dúbia, uma vez que é claro que a prefeitura pressionou para o avanço da obra, mas também poderia ser utilizado no inglês no sentido de impor uma ideia.

"Olimpíada é você ter no final um grande ganho para a cidade, mas claro que você tem alguns ônus. É uma necessidade do Rio fazer um campo de golfe? Não. Mas para a Olimpíada, sim. Em tempos normais você faria um estádio de handebol? Não. A canoagem de slalom? Também não. Mas é assim", continuou o prefeito, antes da alfinetada final na imprensa.

"Eu estive com o presidente Bach ontem, e várias vezes. Estarei amanhã e sábado (na coletiva de imprensa final), e não tem nenhum tipo de polêmica. É a capacidade das pessoas de interpretar o que os outros dizem em outra língua", finalizou. 

Rio 2016: Carlos Nuzman é cortado em resposta e se irrita :

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade