PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa Francisco recebe chaves da cidade e abençoa bandeira olímpica

25 jul 2013 - 09h53
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Para Francisco abençoou nesta quinta-feira a bandeira das Olimpíadas 2016 que ocorre no Rio de Janeiro
Para Francisco abençoou nesta quinta-feira a bandeira das Olimpíadas 2016 que ocorre no Rio de Janeiro
Foto: Christophe Simon / AFP

papa Francisco recebeu a chave da cidade do Rio de Janeiro, em sua primeira agenda oficial nesta quinta-feira. Na cerimônia, ocorrida no Palácio da Cidade, na zona sul, o pontífice abençoou as bandeiras olímpica e paraolímpica, que estão no Rio, já que o município será sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Francisco não fez nenhum discurso, mas depois de dar a benção, no microfone, brincou com os atletas presentes ao evento. “Vençam por mim”, afirmou.

A cerimônia teve a presença de cerca de 400 convidados, dos quais a grande maioria teve que ficar debaixo de forte chuva para ver o Papa. Muitos atletas e ex-atletas compareceram, como Oscar Schmidt, ídolo do basquete e que faz tratamento contra um câncer no cérebro.

Jogadoras da seleção de vôlei feminino, como a líbero Fabi, também participaram, assim como o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, entregou uma camisa do clube a Francisco. O Papa é fã declarado de futebol, e torcedor do clube argentino San Lorenzo.

Francisco permaneceu no Palácio da Cidade por cerca de 20 minutos e deixou o local em direção à favela da Varginha, em Manguinhos, zona norte da cidade. Lá, vai discursar em um campo de futebol para aproximadamente mil pessoas.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

saiba mais

vc e o Papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade