PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Presidente do COI garante investigação sobre novas acusações contra a Rússia

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e falou sobre o caso do doping sistemático na Rússia, que já causou a suspensão do atletismo do país. Inclusive, a presença de competidores da modalidade no Rio ainda está vetada. Leia mais: Usain Bolt sobre doping: “algo que vem manchando o […]

18 mai 2016 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e falou sobre o caso do doping sistemático na Rússia, que já causou a suspensão do atletismo do país. Inclusive, a presença de competidores da modalidade no Rio ainda está vetada.

Leia mais:

Usain Bolt sobre doping: “algo que vem manchando o esporte há anos”

Depois da Fifa, justiça dos EUA irá investigar escândalos de doping nas Olimpíadas

Agora, com novas suspeitas de que o caso pode ir além de um único esporte, o mandatário foi claro, ainda que tenha preferido ser contido nas acusações. “Precisamos verificar se há um sistema de doping nos outros esportes, e definir se puniremos individualmente, ou a modalidade como um todo”, explicou Bach.

Vitaly Stepanov, que trabalhou no controle antidoping russo, acusou agentes do governo do país de fazerem parte de um esquema para encobertar resultados positivos, durante as Olimpíadas de Inverno, em Sochi. Thomas foi direto ao comentar essa possibilidade. “Se for verdade, os esquemas de doping atingiram uma nova dimensão”, declarou.

Por fim, referindo-se ao caso específico do atletismo, que já está cumprindo punição, o presidente do COI explicou quais são os próximos passos. “Os resultados da investigação da Wada terão grande influência na decisão sobre o atletismo russo”, afirmou. Até o mês de junho, a Rússia deve receber a informação sobre a participação da modalidade nas Olimpíadas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade