PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016 ainda não sabe se convidará Havelange para abertura

13 jan 2016 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários

Afastado do esporte por envolvimento em escândalos de corrupção, e também por problemas de saúde, João Havelange, 99 anos, pode ficar fora da lista de convidados para a cerimônia de abertura da Olimpíada, em agosto. Essa definição só vai se dar a partir do início do revezamento da tocha olímpica, em 21 de abril. Por enquanto, o Comitê Rio 2016 ainda não confirma nem veta o nome do ex-dirigente para o evento.

Ex-presidente da Fifa, o dirigente brasileiro de 99 anos teve seu nome envolvido nos escândalos de corrupção na entidade máxima do futebol mundial
Ex-presidente da Fifa, o dirigente brasileiro de 99 anos teve seu nome envolvido nos escândalos de corrupção na entidade máxima do futebol mundial
Foto: Getty Images

"Temos que ver as condições de saúde dele, que esteve recentemente internado. Mas ainda nem discutimos sobre essa lista. Isso é uma etapa para depois de 21 de abril. Mas o João Havelange, todos sabemos, foi muito importante nesse processo de escolha do Brasil", disse ao Terra o diretor de Comunicação do Rio 2016, Mario Andrada.

Foi com um discurso marcante, em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, que Havelange encerrou sua campanha para que o Brasil ganhasse o direito de sediar pela primeira vez uma olimpíada. Naquela data, fez um apelo emocionado aos eleitores, seus colegas do Comitê Olímpico Internacional (COI), projetando-se como anfitrião da festa. "Por uma notável coincidência, eu convido a todos os senhores para estarem comigo em 2016, na minha cidade, neste novo Brasil, para meu aniversário de cem anos."  

Aplaudido de pé, naquele Congresso do COI, Havelange viu seu prestígio ruir internacionalmente com as revelações de que recebeu milhões de dólares em propina num esquema que envolvia a Fifa e a empresa de marketing esportivo ISL. Como consequência, deixou para trás, em 2011, uma história de 40 anos como membro efetivo do Comitê Olímpico Internacional e renunciou à presidência de honra da Fifa, em 2013. Sua eventual presença em cerimônias da Olimpíada poderia, no mínimo, criar um mal-estar entre o Rio 2016 e o COI. Ele completará cem anos em 8 de maio.  

Havelange presidiu a Fifa de 1974 a 1998 e nessse período visitou quase 200 paises. Chegou a ser tratado em várias partes do mundo como chefe de Estado. Ele saiu da entidade para dar lugar a Joseph Blatter, recentemente banido do futebol também por envolvimento em escândalos de corrupção.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade