PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016 fecha parceria para disseminar língua francesa nos Jogos

23 nov 2015 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Rio 2016 assinou, nesta segunda-feira, um acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF) a fim de desenvolver um extenso programa de integração artística, linguística e esportiva, previsto para ser lançado durante a Jornada Mundial da Francofonia, que acontecerá no Rio de Janeiro em março do ano que vem.

Outro objetivo da parceria é disseminar o idioma francês no Brasil, oferecendo atividades educacionais para a população e serviços de tradução para atletas e jornalistas durante os Jogos. Falado por mais de 570 mil brasileiros, o francês é a língua oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) e será utilizada em todas as comunicações do Rio 2016, juntamente com o português, o inglês e o espanhol.

Um dos grandes nomes do jazz mundial e que foi nomeado Grande Testemunha da Francofonia – movimento internacional que atua na propagação da língua e cultura francesas no mundo -, o camaronês Manu Dibango esteve na sede do Comitê Rio 2016 nesta segunda-feira e relembrou os recentes atentados ocorridos em Paris, reforçando a importância de valores como união e respeito, pilares do Movimento Olímpico, para a propagação da paz mundial.

No Rio de Janeiro, Dibango, que mistura jazz com ritmos africanos, tocou clássicos da música brasileira, como “Aquarela do Brasil” e “Tico Tico no Fubá” ao lado de músicos da Orquestra Cyclophonica, que toca instrumentos em cima de bicicletas.

“Queremos mostrar o trabalho de artistas de países de língua francesa no Brasil”, declarou o camaronês.

“Por conta dos Jogos Olímpicos, vimos despertar o interesse do mundo pelo Rio de Janeiro e o Brasil muito forte. Isso representa uma oportunidade única para o nosso país de se posicionar como um grande centro global", concluiu Renato Ciuchini, diretor Comercial do Comitê Organizador Rio 2016.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade