PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016: Paes apresenta opção a instalações embargadas

19 mar 2014 - 11h19
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Paes negou frustração por mudança de instalações para mídia e árbitros; ele queria na região do Porto </p>
Paes negou frustração por mudança de instalações para mídia e árbitros; ele queria na região do Porto
Foto: Getty Images

A prefeitura do Rio de Janeiro vai oferecer ao Comitê Organizador do Jogos Olímpicos uma opção para a Vila de Mídia e de Árbitros: Curicica, bairro da zona Oeste carioca. Anteriormente elas seriam instaladas na zona portuária da cidade, mas foram canceladas pelo alto custo. Os novos locais sugeridos para as novas estruturas seriam inseridos no projeto do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida”.

“Estamos tentando reduzir custos e vou apresentar a proposta e ouvir o que eles têm a dizer. Não há nada fechado. Curicica é um lugar que não tem especulação imobiliária e a economia pode chegar a R$ 100 milhões", disse Paes, deixando nas entrelinhas que foi a especulação que inviabilizou sua intenção de levar parte do legado da Rio 2016 para a zona portuária.

O prefeito participa junto a membros do COI e do Comitê local de mais uma rodada de reuniões da comissão de coordenação dos Jogos. Eduardo Paes disse que as novas opções entram mais no plano inicial do COI, que era ter a maior parte dessas instalações perto da principal zona de competições, o Parque Olímpico da Barra.

"E é um outro tipo de legado. Se fosse no Porto você teria que pagar, durante os Jogos, um tipo de aluguel e fazer uma reforma nos apartamentos antes de serem vendidos pelo iniciativa privada. Sendo em Curicica fica um legado para um população mais pobre", afirmou.

Paes disse que não se sente frustrado pelo fracasso de sua intenção de levar mais legado à zona portuária. "Estamos dobrando o número de hotéis na cidade e temos vários hotéis no centro, e no Porto, que estão reservados para o Comitê Olímpico", disse.

"O Porto hoje é minha menina dos olhos e é o lugar de mais disputa imobiliária da cidade. Meu próximo objetivo é aprovar uma lei para levar mais residências ao Porto. Se vamos ter muitas ou poucas instalações não é mais importante. O Porto está a pleno vapor, viabilizado e isso pode ser visto pelo trânsito no centro", comentou.

Sobre os equipamentos esportivos, Deodoro segue preocupando o prefeito. "Mas acredito que como as obras são mais simples, tudo vai estar pronto em tempo", disse. "Deodoro tem muita coisa pronta e vai ter uma série de eventos provisórios, mas temos que ficar atentos", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade