PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016 pode ter duas piras olímpicas: Engenhão e Maracanã

Impasse sobre a tradição da pira olímpica estar sempre no estádio de atletismo do maior evento esportivo no planeta pode criar situação inédita na história dos Jogos Olímpicos

27 fev 2015 - 16h26
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cidade pode ter mais essa novidade</p>
Cidade pode ter mais essa novidade
Foto: Getty Images

Não bastasse o ineditismo de ser a primeira cidade da América do Sul a hospedar uma Olimpíada, os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, podem contar com mais um fato sem precedentes na história do maior evento do esporte mundial: em vez de uma, duas piras olímpicas podem ser acesas a partir de 5 de agosto, data da cerimônia de abertura.

É exatamente esta cerimônia inaugural o motivo de tamanho impasse e desta possível solução pensada e confirmada pelo presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Em todas as outras edições, a pira olímpica sempre foi acesa no estádio de competições de atletismo - palco sempre utilizado, também, para o tradicional momento de acendimento da pira.

No entanto, o estádio de atletismo no Rio de Janeiro, em 2016, será o Engenhão - a cerca de 10 kms do Maracanã, este sim o palco da cerimônia de abertura. Por isso, para manter a tradição, o comitê organizador pensa nesta possibilidade. "Vamos conversar com o COI sobre isso no momento certo", afirmou Nuzman.

<p>A Pira Olímpica é acesa na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres (foto de arquivo)</p>
A Pira Olímpica é acesa na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres (foto de arquivo)
Foto: Reuters

Tal momento deve ser em agosto, quando a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), liderada pela marroquina Nawal El Moutawakel, realiza a nona visita ao Rio de Janeiro e deve incluir as cerimônias de abertura e encerramento na pauta de reuniões.

Enquanto aguarda a possibilidade de uma autorização formal para ter duas piras olímpicas - fato indagado para Nawal na última entrevista, e que não foi comentado, entretanto - Nuzman participa até este sábado da reunião do Comitê Executivo do COI.

Liderado pelo presidente Thomas Bach, Nuzman e a Rio 2016 foram cobrados pela despoluição da baía de Guanabara, que deve chegar ao nível prometido de 80%. O dirigente prometeu campanha educativa para que a população do Rio não despeje nas águas nenhum tipo de resíduo sólido.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade