PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016 promete que águas poluídas não vão afetar atletas

31 jul 2015 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Organizador dos Jogos de 2016 rebateu reportagem da agência de notícias Associated Press sobre o nível de poluição na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas e rechaçou a possibilidade de transferir competições para outros locais por causa do problema ambiental.

O diretor de Comunicação do comitê, Mario Andrada, afirmou que essa hipótese está fora de pauta e não há como haver alterações: “nada muda. As disputas de vela vão ser na Baía de Guanabara, e as de canoagem e remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas",

Baía de Guanabara sempre apresentou problemas em competições de esportes aquáticos
Baía de Guanabara sempre apresentou problemas em competições de esportes aquáticos
Foto: Getty Images

De acordo com Andrada, os organizadores da Olimpíada têm “vários argumentos para concluir que não haverá nenhum risco para os atletas dessas modalidades nos Jogos”.

“Garantimos a saúde dos atletas nas competições. Isso é um compromisso nosso, do qual não abrimos mão, e estamos tranquilos”, prosseguiu. Segundo ele, o monitoramento da qualidade de água da baía e da lagoa tem sido feito regularmente por equipes integradas do Estado e do Rio 2016, e eles estão seguros de que não existe risco para os atletas.

A AP contratou o virologista Fernando Spilki, também coordenador do programa de qualidade ambiental da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, para a realização dos testes de qualidade da água.

Na análise foram encontrados níveis muito altos de vírus e bactérias de esgoto humano nos locais das provas de vela, canoagem e remo. Os resultados alarmaram especialistas estrangeiros, que falaram para a AP sobre o risco de atletas apresentarem febre, vômitos e diarreia depois da exposição à água desses locais de competição.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade