PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Taekwondo tem evento-teste para os Jogos Olímpicos com saldo positivo

22 fev 2016 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

No último final de semana, ao longo do sábado e do domingo, o Taekwondo foi testado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 na Arena Carioca 1. Alguns dos aspectos que foram analisados foram o sistema eletrônico que irá marcar as pontuações dos atletas na modalidade, além da instauração da área elevada para a realização das lutas.

Apesar das competições no Brasil não terem o costume de possuir área elevada, a organização da Olimpíada seguiu o padrão das competições internacionais com a sua instalação, algo que agrada o atleta Leonardo Moraes, competidor na categoria peso mosca, até 58 quilos.

“Os campeonatos lá fora, como Mundiais e Grand Prix, costumam ser com área elevada. No Brasil é mais raro. Lutar com área elevada, para mim, é um sonho desde pequeno porque nos Jogos Olímpicos a gente vê os atletas subindo a ‘escadinha’ para lutar”, disse Leonardo.

O lutador ainda comentou sobre as novidades dos equipamentos que serão usados em competição, valorizando a realização do teste, para que exista a adaptação o seu uso antes que a Olímpiada comece.

“O colete eletrônico e o capacete são de modelos novos e há algumas diferenças. Para chutar, por exemplo, é necessário um pouco mais de força e precisão. Dependendo da categoria, a calibragem aumentou ou diminuiu um pouco. Por todos esses fatores, o evento-teste foi muito positivo porque deu para os atletas terem uma noção do que vai ser nos Jogos Olímpicos”, comentou.

Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, a CBTKD, deu declarações positivas acerca das instalações que foram testadas, sem deixar de apontar em que ponto é preciso melhorar.

“Foi um evento bem enriquecedor e que atingiu as expectativas. Claro que há alguns ajustes a fazer, como ter um telão e melhorar a qualidade do som, mas é por isso que é um teste”, afirmou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade