PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Tocha Olímpica chega ao Brasil em maio de 2016

29 jan 2015 - 11h49
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Lara Costa carregou a Tocha em nos Jogos de Barcelona em 1992
Lara Costa carregou a Tocha em nos Jogos de Barcelona em 1992
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

Em maio de 2016 o fogo olímpico deixa o templo de Hera na Grécia para vir para o Brasil. Serão 100 dias, 27 capitais, Brasília, num total de 250 cidades por onde a tocha olímpica dos Jogos Rio 2016 vão passar e mostrar ao País que a maior competição esportiva do mundo está chegando. "A tocha olímpica é das maiores emoções que já vivi na vida", disse Carlos Artur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, que lembrou de quando recebeu o fogo olímpico das mãos de Nelson Mandela em 2004 e a trouxe para o Brasil para ser acesa por Pelé no Maracanã.

Mas a primeira brasileira que viveu na pele a experiência de carregar a tocha esteve no evento de apresentação do Tour, esta manhã, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e lembrou do momento. "Foi em Sevilha, na Espanha, antes dos Jogos de Barcelona e guardo aqueles poucos minutos na minha memória até hoje", disse Lara Castro, que na época era estudante de educação física e ganhou um concurso de redação feito pela Coca-Cola todo o país e foi a premiada. "Foram poucos mais de 500 metros, que eu espero que volte a ser realidade no Rio", sonha.

A tocha olímpica vai percorrer 20 mil km de estradas, voar 10 mil milhas e será carregada por aproximadamente 10 mil pessoas no período. "Vai ser o momento em que as pessoas vão sentir de verdade que os Jogos estão chegando", disse o campeão olímpico de vôlei Giovanni Gavio. Em breve os patrocinadores do evento, Coca-Cola, Nissan e Bradesco devem fazer ações para que parte da população seja agraciada com a chance de carregar a tocha, além do Comitê Organizador e do Comitê . 

Para o diretor de marketing do banco, Jorge Nasser, a intenção é que as pessoas escolhidas tem alguma ligação com o esporte ou com algum trabalho em sua comunidade. "Uma pessoa que represente algum trabalho naquele lugar com o espírito olímpico", afirmou. Para Nuzman poucas coisas vão contagiar tanto o país como o revezamento da tocha. "A ideia é que democratimente todos possam participar de alguma forma", disse, lembrando que a tocha deve atingir a quase 90% da população brasileira. E, melhor, é de graça. 

Tocha Olímpica passará por 250 cidades brasileiras em 2016:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade