PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Torben assume time de vela e se preocupa com poluição da raia olímpica

2 ago 2013 - 11h38
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Torben (ao centro) será o responsável pela equipe olímpica de vela do Brasil
Torben (ao centro) será o responsável pela equipe olímpica de vela do Brasil
Foto: Marcus Vinícius Pinto / Terra

Ainda muito preocupado com a poluição excessiva da raia olímpica da Baía de Guanabara, Torben Grael, maior medalhista olímpico do esporte nacional, assumiu nesta sexta-feira o posto de chefe da equipe brasileira de vela. "Minha posição não muda em relação a isso. Não podemos chegar a 2016 como estamos hoje" alertou, dizendo que a qualidade da água melhorou após fiscalização de indústrias e mais esgoto tratado, mas que ainda ha muito a ser feito. "Principalmente no que se refere à educação das pessoas", afirmou, lembrando que o lixo jogado no chão acaba entrando pelos bueiros e indo parar direto no mar.

Apesar dos muitos compromissos profissionais que tem como empresário e atleta da classe oceânica, Torben disse que demorou a responder o convite para assumir o cargo, mas que não conseguiu rejeitá-lo. "Não tinha como recusar esse convite. Seria muito egoísmo da minha parte, ainda mais quando temos um momento especial de uma Olimpíada em casa e podendo passar conhecimento aos outros atletas", disse.

Seu braço direito vai ser Eduardo Penido, campeão olímpico em Moscou 1980. Mesmo com a indefinição por parte da Federação Internacional de Vela sobre a presença da classe Star nos Jogos do Rio 2016, Torben Grael acha difícil voltar a competir. "Marcelo Ferreira e eu abandonamos o ciclo olímpico na metade do último (ciclo preparatório para Londres 2012). Fisicamente e com tantos compromissos profissionais seria muito difícil voltar a competir", afirmou, sem fechar totalmente as portas a um possível retorno.

Torben é o 23º atleta ou ex-atleta que assume a função de técnico principal dentro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De acordo com Marcus Vinicius Freire, diretor executivo do COB, a escolha do velejador era óbvia.

"Como buscar fora do Brasil alguém mais qualificado? Ele é o maior nome da historia do esporte olímpico do país", disse, brincando em seguida: "ele foi medalhista olímpico comigo em 84. Eu já parei há 30 anos e ele ainda compete." Disse.

A primeira tarefa do novo técnico vai ser inspecionar as obras do Clube Naval, no centro do Rio e que vai ser a base da equipe olímpica em 2016. Ele considera importante que a equipe treine o máximo possível na que será a raia olímpica, mas alerta: "os estrangeiros já estão treinando e tentando conhecer mais e mais onde vão ser as provas", afirmou. Estados Unidos, Irlanda, Áustria e Nova Zelândia já estão treinando na Baía de Guanabara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade