PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Uruguai quer aproveitar Jogos de Rio para atrair turistas europeus

18 nov 2015 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários

O Uruguai intensificou a aposta no setor turístico e quer aproveitar os Jogos Olímpicos do ano que vem, no Rio de Janeiro, para atrair turistas europeus, mercado no qual ainda lhes resta margem de percurso, segundo a ministra Liliam Kechichián.

"Será uma oportunidade enorme, como foi a Copa do Mundo de futebol, de um contingente de pessoas que vão ao Brasil por esse evento e que nós queremos conquistar", disse Liliam à Agência Efe nesta quarta.

Nesse sentido, a ministra destacou que há um trabalho de forma conjunta com o setor privado, assim como com outros países como Paraguai e Argentina, para promover o Uruguai como parte de viagens multidestino, já que os turistas costumam chegar ao país em rotas mais amplas.

Liliam, que está em Barcelona por ocasião da presença de seu país na Exposição Global de Congressos e Eventos IBTM World, declarou que atualmente o Uruguai recebe cerca de 100 mil turistas europeus, procedentes basicamente de Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha.

A Espanha é o mercado mais consolidado, tanto pelo idioma quanto pelo fato de que durante muitos anos sua única rota de conexão com a Europa foi a de Montevidéu-Madri.

No entanto, a ministra destacou que há cada vez turistas alemães que se deslocam até terras uruguaias, atraídos em grande parte por sua oferta de natureza.

Além de captar novos turistas europeus, o Uruguai também põe o foco em outros mercados estratégicos dentro da América Latina, como Peru, Colômbia e México. Para Liliam, a busca por novos mercados é complementada com uma estratégia para diversificar a oferta turística, com especial ênfase no setor náutico e no turismo gay, no qual querem ser uma referência.

"Nosso país nos últimos anos conquistou muitos direitos vinculados a esta comunidade. Hoje somos considerados o destino mais amigável para a comunidade LGTB na América Latina", explicou à Efe.

O objetivo final é ultrapassar de novo a barreira dos 3 milhões de turistas, número superado em 2011 e que neste ano pode ser repetido caso o ritmo de visitas seja o mesmo de novembro e dezembro de 2014.

A ministra lembrou que o turismo é a atividade econômica que mais contribui à coesão social no país, já que gera emprego para muitas pessoas. Atualmente, mais de 100 mil uruguaios trabalham no setor, que representa 7,7% do PIB.

"(O turismo) Tornou-se uma atividade econômica de primeiro nível, além das outras coisas que o turismo é, como cultura, educação e relação entre pessoas", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade