PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Escolha de Tóquio como sede dos Jogos está sob investigação

11 mai 2016 - 15h21
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira, o jornal inglês The Guardian publicou que a corrida olímpica para eleger a sede dos Jogos de 2020 está sob investigação. A suspeita é de que a equipe que cuidava da candidatura de Tóquio, cidade eleita para receber o evento, teria enviado cerca de R$ 5 milhões (1,3 milhão de euros) para Papa Massata Diack.

Papa é filho de Lamine Diack, ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), e ambos acusados de corrupção no esporte. Segundo o periódico, Papa Massata era influente no Comitê Olímpico Internacional em 2013, ano em que a capital japonesa foi escolhida para receber as Olimpíadas.

Além de Tóquio, também concorriam Madri e Istambul. As investigações estão sendo realizadas pela polícia francesa e acompanhadas de perto pelo próprio COI.

Para a porta-voz da Comissão Organizadora de Tóquio 2020, Hikariko Ono, a escolha da sede foi merecida: “A Comissão não tem meios de saber sobre estas alegações. Acreditamos que os Jogos foram atribuídos a Tóquio, porque a cidade apresentou a melhor oferta “.

Apesar da acusação, Tóquio segue firme na preparação para receber os Jogos. Em abril, a cidade japonesa divulgou os logos das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2020.

Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade