Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Boxe

 


Sobre o Esporte

O boxe é uma das formas de luta mais antigas da história da humanidade. O esporte já era popular sete séculos antes de Cristo. Nas Olimpíadas da Era Moderna, a modalidade está presente desde Saint Louis 1904, tendo ficado de fora somente de Estocolmo 1912, por conta das leis da Suécia. Entre os grandes medalhistas de ouro estão Cassius Clay (depois conhecido como Muhammad Ali, em 1960), George Foreman (1968) e Oscar de la Hoya (1992). Em Londres, as mulheres lutarão pela primeira vez na história dos Jogos.

As lutas duram três assaltos de três minutos cada um, e os atletas têm de usar luvas e tênis especiais, além de protetores bucais, genitais e de cabeça para preservar a integridade física. Há duas formas de definir quem é o vencedor: uma é pelo número de golpes, contados pelos juízes, e outro por KO (knock out ou nocaute), ou seja, quando um dos combatentes cai e não tem condições de continuar lutando.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Vasyl LomachenkoVasyl LomachenkoPaís:Ucrânia

O ucraniano apresenta um cartel de respeito. Conquistou o título mundial em 2009 e 2011 e a medalha de ouro olímpica em Pequim 2008 no peso pena.


Everton LopesEverton LopesPaís:Brasil

Lutador garantiu a vaga para Londres com um feito inédito para o boxe amador brasileiro, se sagrando campeão mundial em Baku, no Azerbaijão, em 2011.

Muhammad AliMuhammad AliPaís:EUA

Ainda conhecido como Cassius Clay, foi campeão olímpico em Roma, em 1960, antes de tornar-se um símbolo do esporte mundial e da luta dos negros por seus direitos civis.


Guillermo RigondeauxGuillermo RigondeauxPaís:Cuba

Bicampeão olímpico em Sydney, em 2000, e Atenas, em 2004, desertou da delegação cubana nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.