Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Esgrima

 


Sobre o Esporte

Esporte de combate, a esgrima é uma das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos modernos desde a primeira edição, em Atenas 1896. Apesar das lutas com espada existirem há milhares de anos, a esgrima como conhecemos hoje foi originada no século XIX. Basicamente, é um duelo entre dois atletas com o objetivo de tocar a arma no outro. Em Olimpíadas, Itália e França são os países com maior tradição na esgrima.

No atual programa olímpico, dez medalhas de ouro serão distribuídas na esgrima, em disputas de três armas: espada (a mais pesada – o alvo é o corpo inteiro), sabre (apenas toques acima da cintura, tanto com a lâmina quanto com a ponta) e florete (a mais leve – vale apenas o toque com a ponta e no tronco do adversário). As competições de esgrima em Londres serão disputadas no centro ExCeL, entre os dias 28 de julho e 5 de agosto, com a participação de 212 atletas.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Andrea CassaràAndrea CassaràPaís:Itália

Campeão olímpico por equipes em Atenas 2004, o atleta conquistou no ano passado o primeiro titulo mundial individual e é o líder do ranking mundial nas últimas duas temporadas


Valentina VezzaliValentina VezzaliPaís:Itália

Além das cinco vezes que foi ao topo do pódio (duas no florete por equipes e três individuais), Vezzali também conta com uma prata e um bronze no currículo.

Edoardo MangiarottiEdoardo MangiarottiPaís:Itália

Maior medalhista da modalidade, soma 13 premiações no total, sendo seis de ouro. Dessas, apenas uma foi individual, na espada, nos Jogos de Helsinque, em 1952.


Valentina VezzaliValentina VezzaliPaís:Itália

Especialista no florete, tem quatro medalhas de ouro, sendo três individuais e uma por equipes, além de uma prata individual e um bronze por equipes.