Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Ginástica

 


Sobre o Esporte

A artística é a mais tradicional ginástica, já que algumas das provas estão presentes desde a primeira edição da era moderna dos Jogos Olímpicos, e a que mais distribui medalhas, 14 no total. Exige uma ampla gama de habilidades, como força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e técnica. Historicamente, a antiga União Soviética é o país mais vitorioso na ginástica artística em Olimpíadas, com 72 ouros. Estados Unidos, Japão, Romênia e China vêm atrás, com 30, 28, 24 e 24 ouros, respectivamente.

Provas nos seguintes aparelhos compõe o programa olímpico atual: solo (masculino e feminino), salto sobre a mesa (masc. e fem.), cavalo com alças (masc.), argolas (masc.), barras paralelas (masc.), barra fixa (masc.), barras assimétricas (fem.) e trave (fem.). Além destas, as provas individual geral (masc. e fem.) e equipes (masc. e fem.), também fazem parte. Nos Jogos de Londres, a ginástica artística será disputada no North Greenwich Arena, do dia 28 de julho ao 7 de agosto.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Diego HypólitoDiego HypólitoPaís:Brasil

Em Pequim 2008 o atleta caiu no solo e ficou fora do pódio. Para Londres, o atleta afirma estar tão bem preparado como antes e promete brigar por uma medalha.


Yevgeniya KanayevaYevgeniya KanayevaPaís:Rússia

Com 17 medalhas de ouro em Mundiais, a atleta é uma das mais completas no circuito de ginástica rítmica. É a grande aposta para alavancar o quadro de medalhas da Rússia em Londres 2012.

Nikolai AndrianovNikolai AndrianovPaís:Rússia (URSS)

Entre os Jogos de Munique, Montreal e Moscou, de 1972 a 1980, somou sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.


Larysa LatyninaLarysa LatyninaPaís:Ucrânia (URSS)

Em apenas três competições, tornou-se a maior medalhista da história dos Jogos, com 16 premiações ao todo, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.