Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Halterofilismo

 


Sobre o Esporte

Também conhecido como halterofilismo, é uma modalidade onde a principal característica é a potência (força rápida e explosão muscular), e consiste em levantar uma barra com a maior quantidade de anilhas (peso) possível. Existem dois tipos de levantamento de peso: o arremesso e o arranco. Não se sabe ao certo a origem da modalidade. Existem relatos de disputas entre indivíduos competindo quem levanta mais peso em antigas civilizações egípcias, chinesas e gregas.

Fez parte do programa olímpico dos primeiros Jogos modernos, em 1896, dos Jogos de 1904, e de todas as edições desde 1920. A antiga União Soviética é a maior vencedora de medalhas olímpicas deste esporte, com 62, sendo 34 de ouro. China é a segunda com 23 ouros, e é a maior potência da atualidade. Estados Unidos e Bulgária também têm grande tradição na modalidade. Na Olimpíada de Londres serão distribuídas 15 medalhas de ouro no levantamento de peso, divididas entre oito categorias de peso masculinas e sete femininas. As disputas acontecerão no ExCeL London.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Behdad Salimi KordasiabiBehdad Salimi KordasiabiPaís:Irã

O iraniano Behdad Salimi Kordasiabi é bicampeão mundial na categoria acima de 105 kg: venceu em Antalya 2010 e Paris 2011. Conquistou o título asiático em 2010.


Liu ChunhongLiu ChunhongPaís:China

Além de quebrar o recorde mundial seguidas vezes, a atleta tem duas medalhas de ouro olímpicas – em Atenas e Pequim -, e busca manter o retrospecto nos Jogos de Londres.

Pyrros DimasPyrros DimasPaís:Grécia

O atleta foi tricampeão olímpico da categoria pesado-ligeiro, em Barcelona, Atlanta e Sydney. Em Atenas, ficou com a medalha de bronze.


Liu ChunhongLiu ChunhongPaís:China

Bicampeã olímpica em Atenas e Pequim, é a mulher que estabeleceu mais recordes mundiais em halterofilismo. Atualmente, detém os melhores números da categoria até 69 kg.