Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Handebol

 


Sobre o Esporte

O handebol é uma modalidade coletiva onde o objetivo é marcar o maior número de gols possível usando somente as mãos para arremessar ou passar a bola. Seis jogadores de linha e um goleiro formam uma equipe, e as disputas são em quadras “poliesportivas” (40 m x 20 m). Foi criado no início do século XIX no norte da Europa, mas jogos similares que originaram o handebol datam da era medieval.

A modalidade debutou em Jogos Olímpicos em Berlim 1936 entre os homens, e entre as mulheres em 1976, em Montreal. Os países com maior tradição olímpica no handebol são os nórdicos (Dinamarca, Noruega e Suécia, principalmente), algumas nações europeias, especialmente do norte e do leste (antiga União Soviética, Sérvia, Croácia, Alemanha, Rússia, França, Romênia e Hungria) e a Coreia do Sul.

Na Olimpíada de Londres, as disputas preliminares e de quartas de final acontecerão no ginásio Copper Box. Já as semifinais e finais, serão na Basketball Arena, que possui maior capacidade.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Heidi LokeHeidi LokePaís:Noruega

No time da Noruega desde o 2008, não fez parte do time que foi campeão em Pequim no mesmo ano. Eleita a melhor jogadora do mundo em 2011, é também bicampeã europeia e campeã mundial.


Duda AmorimDuda AmorimPaís:Brasil

Desde 2005 atuando em times da Hungria, a atleta é uma das principais estrelas e uma das mais experientes e na Seleção Brasileira, apesar dos 25 anos de idade.

Andrey LavrovAndrey LavrovPaís:Rússia

Um dos melhores jogadores da história do esporte, disputou os Jogos de Seul, Barcelona, Atlanta, Sydney e Atenas, e saiu com três medalhas de ouro e uma de bronze.


Zinaida TurchynaZinaida TurchynaPaís:Ucrânia (URSS)

Bicampeã nas Olimpíadas de Montreal e Moscou e bronze em Seul, foi eleita a atleta do século XX pela Federação Internacional de Handebol.