Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Judô

 


Sobre o Esporte

Arte marcial com origem no Japão, foi fundada oficialmente em 1882 por Jigoro Kano. Um dos princípios que melhor definem o judô é “a máxima eficiência com o mínimo esforço”. Como esporte, o objetivo é derrubar o adversário no tatame, e a pontuação é estabelecida segundo a posição da queda e a qualidade com que o movimento foi executado. O judoca ganha a luta quando anota um ponto completo (ippon), finaliza o adversário (por estrangulamento ou chave de articulação), ou imobiliza o oponente por 25 segundos. O wazari refere-se a meio ponto e o yuko a um terço de ponto. O judogui (quimono branco ou azul) e a obi (faixa de graduação) compõe a vestimenta do judoca.

Debutou nos Jogos Olímpicos em Tóquio, em 1964, e desde então só ficou de fora na edição seguinte, no México, em 1968. No atual programa, distribui 14 medalhas de ouro, dividas pelas sete categorias de peso masculinas e femininas. O Japão domina a modalidade no retrospecto olímpico, com 35 ouros e um total de 65 medalhas. França (dez ouros), Coreia do Sul (nove) e China (oito) vêm na sequência. O Brasil é 12º no quadro de medalhas (dois ouros, três pratas e dez bronzes). Na Olimpíada de Londres, os combates do judô acontecerão no ExCeL London.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Leandro GuilheiroLeandro GuilheiroPaís:Brasil

Após ficar com o bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, o atleta chega a Londres com status de favorito para subir ao topo do pódio.


Teddy RinerTeddy RinerPaís:França

Cinco vezes campeão mundial, e dono de dois títulos europeus, o atleta espera fazer o que não conseguiu em Pequim 2008: chegar ao topo do pódio.

Tadahiro NomuraTadahiro NomuraPaís:Japão

Primeiro judoca a conquistar três medalhas de ouro consecutivas (em Atlanta, Sydney e Atenas) em Olimpíadas, Tadahiro não foi a Pequim, mas tenta retomar a carreira.


Ryoko Tamura-TaniRyoko Tamura-TaniPaís:Japão

Após a proeza de disputar cinco Olimpíadas e conquistar duas medalhas de prata, duas de ouro e uma de bronze, Ryoko se aposentou em 2010 para se dedicar à política.