Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Luta

 


Sobre o Esporte

É um esporte de combate que envolve vários tipos de técnicas de luta como quedas, arremessos e chaves de articulações. Em uma luta olímpica, dois atletas tentam ganhar e manter uma posição superior, de domínio. A modalidade é dividida em duas disciplinas: luta livre (wrestling ou freestyle wrestling) e luta greco-romana. As diferenças das duas são algumas regras e técnicas específicas.

A luta olímpica é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos e está presente no programa desde a primeira edição da era moderna, em 1896. Só não participou dos Jogos de 1900, em Paris. Na greco-romana, a antiga União Soviética é a nação com mais medalhas de ouro (34). Na livre, os Estados Unidos lideram o quadro olímpico com 46 ouros. Na Olimpíada de Londres, um total de 18 medalhas de ouro serão distribuídas, sendo dividas em sete categorias de peso na luta livre masculina e quatro na feminina; e sete categorias de peso na greco-romana masculina. Todos os combates serão realizados no ExCeL London.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Artur TaymazovArtur TaymazovPaís:Uzbequistão

O atleta vai competir em Londres com 33 anos para fechar uma vitoriosa carreira. Em Olimpíadas tem três medalhas: prata em 2000 e ouro em 2004 e 2008.


Saori YoshidaSaori YoshidaPaís:Japão

Em mundiais da categoria a atleta só ficou sem o ouro em um deles: 2004. Em Olimpíadas também é hegemônica: foi ouro em 2004 e 2008, com chances de repetir em Londres.

Aleksandr KarelinAleksandr KarelinPaís:Rússia

Nove vezes campeão do mundo, conquistou três ouros olímpicos seguidos em 1988, 1992 e 1996. Sua única derrota internacional aconteceu em Sydney, quando foi prata.


Imre PolyákImre PolyákPaís:Hungria

Segundo lutador a conquistar medalhas em quatro Olimpíadas consecutivas, ele foi prata em Helsinque, Melbourne e Roma, para finalmente ganhar o ouro em Tóquio, em 1964.