Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Natação

 


Sobre o Esporte

Ao lado de nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais, é uma das disciplinas dos esportes aquáticos dos Jogos Olímpicos. A modalidade esportiva nasceu somente no século XIX, no Reino Unido, e teve a National Swimming Society como primeira entidade regulamentadora em 1837. Alguns anos depois, chegou a outros países da Europa, à Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, onde há registros de provas desde 1870. Foi uma das disciplinas fundadoras dos Jogos Olímpicos na Grécia em 1896.

A natação olímpica é praticada em piscinas de 50 m, com profundidade máxima de 2,35 m, e um limite de 8 cm para a superfície exterior e o nível da água. Além disso, são necessárias oito raias com local para posicionamento para os competidores. Em Londres, nada menos que 34 medalhas de ouro serão entregues nas provas dos quatro diferentes nados - costas, peito, borboleta e estilo livre (o medley é uma combinação dos quatro) - em distâncias que variam de 50 m a 1.500 m.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Cesar CieloCesar CieloPaís:Brasil

Campeão olímpico nos 50 m e mundial nos 50 m e 100 m, homem mais rápido do mundo nas duas distâncias, o brasileiro vai a Londres para manter sua hegemonia nas águas.


Michael PhelpsMichael PhelpsPaís:EUA

Em Pequim 2008 o atleta ganhou todas as provas que competiu. Ele já avisou que fará de Londres sua última apresentação olímpica, e prometeu encerrar da melhor maneira.

Mark SpitzMark SpitzPaís:EUA

Dono de 11 medalhas – nove de ouro, uma de prata e uma de bronze – conquistadas em 1968 e 1972, teve todos os seus recordes quebrados pelo compatriota Michael Phelps.


Jenny ThompsonJenny ThompsonPaís:EUA

Apesar da frustração de não ter conquistado um ouro individual, conquistou oito em provas de revezamentos e tornou-se uma das maiores medalhistas da história.