Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Pentatlo moderno

 


Sobre o Esporte

O pentatlo moderno é um esporte composto por cinco modalidades: tiro esportivo (com pistola), esgrima (espada), natação (200 m livre), hipismo (saltos) e atletismo (3 km cross-country). Foi criado pelo barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, e foi inspirado em provas militares da Grécia Antiga.

A prova individual masculina faz parte das Olimpíadas desde 1912. De 1952 a 1992 foi disputada a categoria por equipes masculina. Entre as mulheres, o pentatlo moderno só estreou nos Jogos de Sydney, em 2000. Hungria e Suécia são os países mais vitoriosos, com 21 medalhas cada, sendo nove de ouro. Na Olimpíada de Londres, as disputas estão programadas para os dias 11 e 12 de agosto, e acontecerão em três locais diferentes: o Copper Box para esgrima, o Centro Aquático para a natação e o Greenwich Park para o hipismo e as provas combinadas de tiro e atletismo.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Yane MarquesYane MarquesPaís:Brasil

A atleta chega a Londres depois de ter ocupado a terceira colocação do ranking mundial e pode surpreender e conquistar uma medalha para o Brasil.


Lena SchönebornLena SchönebornPaís:Alemanha

Campeã da modalidade nos Jogos de Pequim, aos 26 anos, ainda conta com um título mundial e um europeu de pentatlo para credenciá-la como favorita em Londres.

Andrey MoiseyevAndrey MoiseyevPaís:Rússia

Atual bicampeão olímpico, foi o segundo a conquistar tal feito. Antes dele, apenas o sueco Lars Hall havia vencido a prova em duas oportunidades, em 1952 e 1956.


Steph CookSteph CookPaís:Escócia

Com as mulheres participando pela primeira vez da modalidade em Sydney, Cook recebeu a medalha de ouro. As britânicas sempre marcaram presença no pódio desde então.