Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Tênis

 


Sobre o Esporte

Esporte de origem inglesa, o tênis pode ser jogado em simples (um contra um) ou em duplas. O objetivo é fazer com que a bola quique mais de uma vez na quadra adversária, sempre usando uma raquete. O tênis foi desenvolvido em pisos de grama, e depois vieram os de saibro (terra batida) e por último os sintéticos (piso duro ou carpete indoor). A quadra é retangular com aproximadamente 24 m de comprimento por 11 m de largura e é dividida por uma rede de cerca de 1 m de altura. Linhas da área de saque e corredor de duplas marcam a superfície. A pontuação é contada por sets, que são divididos em games, que por sua vez são divididos em pontos (15, 30 e 40).

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em Atenas 1986, o tênis já estava presente na competição. Entretanto, de 1928 a 1984 ficou fora do programa olímpico, voltando oficialmente em 1988. A partir de 2004, o torneio olímpico da modalidade passou a contar pontos para os rankings da ATP e WTA (associações masculina e feminina de tenistas profissionais). Estados Unidos e Grã-Bretanha são as nações com maior tradição no tênis olímpico, com 17 e 16 medalhas de ouro, respectivamente.

Nos Jogos de Londres, o tênis distribuirá cinco medalhas de ouro: simples (masculino e feminino), duplas (masc. e fem.) e duplas mistas. Todas as partidas serão realizadas nas tradicionais quadras de grama do All England Lawn Tennis and Croquet Club, mais conhecido como Wimbledon, onde anualmente é disputado o mais antigo torneio de tênis do mundo.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Roger FedererRoger FedererPaís:Suiça

Federer é apontado como um dos maiores da história, tendo conquistado 17 Grand Slams na carreira. O suíço disse que o título em Londres significaria tudo em sua vida.


Serena WilliamsSerena WilliamsPaís:EUA

Uma das maiores tenista, vencedora de 23 Grand Slams, a americana ainda sonha com o título nos Jogos Olímpicos, apesar dos 30 anos e do final da carreira iminente.

Nicolás MassúNicolás MassúPaís:Chile

Em Atenas, o chileno surpreendeu desde o início do torneio e venceu o americano Mardy Fish na final. Ao lado de Fernando González, também foi ouro nas duplas.


Mary Joe FernandezMary Joe FernandezPaís:EUA

Ao lado da prima, Gigi Fernandez, foi bicampeã olímpica nas duplas em Barcelona e Atlanta. Também em Barcelona, ela ganhou o bronze individual.