Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Vela

 


Sobre o Esporte

É um esporte náutico que desafia o talento do atleta em controlar um barco propulsado pela ação do vento em suas velas. As competições, denominadas regatas, tiveram sua primeira edição internacional com a Hundred Guineas Cup, que corresponde à atual America’s Cup. O número de tripulantes e o tamanho dos barcos varia de acordo com cada uma das dez categorias - seis masculinas e quatro femininas.

A vela debutou como esporte olímpico nos Jogos de Paris de 1900 e está no quadro desde então, com exceção de 1904. O maior ganhador no esporte é justamente o país sede, Reino Unido, com 24 medalhas, seguido dos Estados Unidos (19) e Noruega. As competições da modalidade em 2012 terão como cenário a Baía de Weymouth, no sul da Grã-Bretanha.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

Ben AinslieBen AinsliePaís:Grã-Bretanha

Antigo rival do brasileiro Robert Scheidt, é favorito absoluto na classe Finn e está a um ouro de se tornar o maior velejador na história dos Jogos Olímpicos.


Robert Scheidt e Bruno PradaRobert Scheidt e Bruno PradaPaís:Brasil

Mais experientes, os brasileiros obtiveram um feito inédito na história da vela: somaram somente vitórias em um espaço de 12 meses a partir de maio do ano passado.

Torben GraelTorben GraelPaís:Brasil

Apesar de não ser o maior vencedor da modalidade, o brasileiro é o maior medalhista entre os velejadores. Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.


Paul EvströmPaul EvströmPaís:Dinamarca

Aposentado há mais de 20 anos, ainda ostenta o posto de maior vencedor da modalidade, com quatro medalhas de ouro em suas quatro participações nos Jogos.