Jogos Olímpicos - London 2012

PAÍSES

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Vôlei de praia

 


Sobre o Esporte

A modalidade nasceu nas praias da Califórnia, nos EUA, na década de 1920, como um passatempo, mas logo ganhou status de esporte. O primeiro Campeonato Mundial aconteceu em 1976, e o vôlei de praia se transformou em olímpico em 1996. Em Atlanta, o Brasil conseguiu sua primeira medalha de ouro feminina com a dupla Jaqueline e Sandra, que bateu as compatriotas Adriana e Mônica na final.

O vôlei de praia é jogado entre duas equipes, de dois jogadores cada uma (sem reservas), em uma quadra de areia que mede 16x8 m. O objetivo fazer com que a bola passe sobre a rede e toque o solo no lado oposto da quadra. Em caso de lesão, os atletas têm um tempo de cinco minutos de recuperação - por uma única vez.

Ver mais informações na wikipediaveja mais informações

Site oficial da entidadeveja mais informações


Infográfico


Atletas de destaque

De olho neles

Saiba quem serão os destaques de London 2012

Hall da Fama

Estrelas que fizeram história nas olimpíadas

EmanuelEmanuelPaís:Brasil

Um dos principais jogadores do Brasil na história, o paranaense voltou a ser campeão mundial em 2011 (depois de conquistar o título em 1999 e 2003), ao lado de Alison.


Misty May-TreanorMisty May-TreanorPaís:EUA

Em Atenas, venceu Shelda e Adriana Behar, enquanto em Pequim, bateu Talita e Renata. Apesar do vice no Mundial de 2011, espera retomar a hegemonia nas areias em Londres.

Karch KiralyKarch KiralyPaís:EUA

Na estreia da modalidade nos Jogos, em 1996, conquistou o ouro ao lado de Kent Steffes. Antes disso, fora bicampeão olímpico nas quadras, em 1984 e 1988.


SandraSandraPaís:Brasil

Primeira medalhista de ouro do vôlei de praia feminino, ao lado de Jackie, derrotou as compatriotas Mônica e Adriana. Esta foi sua parceira na conquista do bronze, em Sydney.