PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Olímpicos - 2012

Alvo de protestos em Londres, patrocinador culpa "bolsos fundos"

2 mar 2012 - 09h46
Compartilhar

Andrew Liveris, presidente da Dow Chemicals, ironizou nesta sexta-feira os protestos que vêm atingindo uma das principais patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de Londres. Em declaração ao jornal The Telegraph, o dirigente afirmou que a revolta é causada porque a empresa tem ¿bolsos fundos¿ e voltou a negar que possa se afastar do evento, apesar da crescente pressão pública.

A grande questão envolvendo a Dow Chemicals é o fato de ser dona da Union Carbide, empresa responsável pelo desastre de Bophal, na Índia, em 1984. Um vazamento de gases tóxicos na fábrica local causou a morte de mais de 25 mil pessoas. A Dow, que patrocina também o Comitê Olímpico Internacional (COI) com 60 milhões de euros por ano (R$ 136,5 milhões), adquiriu a empresa em 2001.

Apesar disso, grupos têm protestado contra a ligação da Dow com os Jogos de Londres, criticando a falta de ética do Comitê Organizador e do COI e afirmando que a Union Carbide não foi devidamente responsabilizada pelo desastre. O Comitê Olímpico Indiano confirmou à imprensa britânica que está estudando a possibilidade de boicotar a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos em protesto.

Andrew Liveris declarou que é ¿inacreditável¿ que as pessoas ainda tentem ligar a presença da Dow Chemicals em Londres ao desastre promovido pela Union Carbide na Índia, principalmente porque as consequências legais já foram enfrentadas pela empresa antes de ser adquirida pelo grupo. O presidente ainda ironizou as crescentes manifestações.

Ele afirmou que a razão pela qual as pessoas insistem é porque a Dow Chemicals é uma empresa saudável com "bolsos fundos" e também por quererem "uma segunda mordida na cereja". Liveris continua recebendo o apoio público do COI e do Comitê Organizador londrino.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Com apoio do COI e do Comitê Organizador, Liveris criticou os protestos
Com apoio do COI e do Comitê Organizador, Liveris criticou os protestos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade