PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Lars Grael elogia preparação do COB, mas cobra investimento

28 mar 2012 - 07h29
(atualizado em 3/5/2012 às 12h04)
Compartilhar
Flavio C. D'Almeida
Direto de São Paulo

Na noite desta terça-feira, em reunião científica no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, o velejador Lars Grael falou sobre sua experiência e visão de como a medicina se desenvolveu na relação com o esporte olímpico brasileiro. Grael acredita que existe um processo evolutivo nesta relação, mas chamou atenção para questões como o plano médico para atletas e a necessidade de investimentos na base esportiva.

Melhor tenista de todos os tempos leva inédito ouro olímpico:

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

Lars Grael, que participou de quatro Olimpíadas como atleta e duas como dirigente, elogiou a preparação médica para os Jogos de Londres, apresentada no encontro por Gustavo Campos, coordenador de ações médicas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "O Brasil se desenvolveu bastante. Há um processo evolutivo marcante, a questão do COB é profissional", afirmou o velejador.

O medalhista olímpico nos Jogos de 1988 e 1996 cobrou planos de saúde para atletas, visando a prevenção de lesões: "eu acho que nós temos que prover para os nossos atletas olímpicos e paraolímpicos um plano de saúde que seja pleno, que dê todas as possibilidades para que eles tenham uma facilidade de terem exames preventivos, exames médicos, avaliações físicas constantemente".

O velejador ressaltou a cobrança pública por melhores resultados em Jogos Olímpicos, mas acredita que para isso é necessário investir na base. "Há um clamor nacional, que vem desde a presidente Dilma, querendo que o Brasil tenha um incremento no quadro de medalhas, que se torne uma potência olímpica ou paraolímpica num patamar semelhante ao que o Brasil hoje ocupa no cenário econômico internacional."

"Nós estamos defasados com relação a nossa posição na economia e a posição no esporte, então investimentos são fundamentais, e não apenas investir no esporte de alto rendimento, mas olhar para a base que é onde eu acho que existe um desleixo, um descuido muito maior das políticas públicas", conclui Grael.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade