PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Campeã olímpica lança livro e fala sobre bulimia e automutilação

3 abr 2012 - 10h58
(atualizado em 4/5/2012 às 17h37)
Compartilhar

Chegou às livrarias americanas nesta terça-feira o livro "In the Water They Can't See You Cry" (Dentro da Água Eles Não Podem Ver Você Chorar, em tradução livre), polêmica autobiografia da bicampeã olímpica da natação, Amanda Beard. Na obra, a americana conhecida não só pelo sucesso nas piscinas, mas também pela intensa beleza, conta sobre um sombrio passado com problemas relacionados a bulimia, abuso no consumo de álcool e automutilação.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Amanda Beard tinha apenas 14 anos quando ficou famosa nos Estados Unidos no mundo todo, ao competir nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Na época, posou para fotos carregando um urso de pelúcia. Simultaneamente ao crescimento esportivo, ela encarava uma crise pessoal desencadeada pelo divórcio dos pais. A piscina se tornou seu "santuário", como afirmou ao jornal New York Daily News.

Em Atlanta, Amanda conseguiu três medalhas: uma de ouro (revezamento 4x100 m medley) e duas de prata (100 m peito e 200 m peito). Ela ainda participaria de outras três Olimpíadas, conseguindo mais quatro medalhas - incluindo outra de ouro, nos 200 m peito, em Atenas 2004. Ao mesmo tempo, tentava lidar com crise pessoal na passagem da adolescência para a vida adulta.

Em seu livro, Amanda Beard conta que sofreu bulimia - disfunção alimentar caracterizado por alternar períodos de compulsão alimentar com culpa e tentativa de emagrecimento através de vômito, laxantes e outros meios. Abusos de medicamentos e álcool também fizeram parte da problemática adolescência da atleta, assim como a automutilação: Beard cortava os próprios braços com lâminas.

Amanda, que chegou a fazer trabalhos como modelo e posou para a revista masculina Playboy, passou por tratamento. Atualmente, é casada com o fotógrafo Sacha Brown e tem um filho de dois anos. Sua expectativa é conseguir vaga na equipe americana para a disputar sua quinta edição de Jogos Olímpicos, em Londres. Em entrevista ao jornal USA Today, ela afirmou que nunca havia se aberto sobre o assunto.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Australiana assombra o mundo com recordes no atletismo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade