PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos Olímpicos - 2012

Falta de público prejudica evento-teste em Estádio de Coventry

23 abr 2012 - 21h04
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Melissa Becker
Direto de Coventry

A partida que definiu o Senegal como o dono da última vaga do futebol masculino para a Olimpíada de Londres, na noite desta segunda-feira, também serviu para o Locog, comitê organizador local, como evento-teste para as disputas durante o evento. A partida terminou sem contratempos.

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Enquanto Senegal garantiu a classificação, derrotando Omã por 2 x 0, outras estratégias e procedimentos estavam em jogo dentro e fora do Estádio City of Coventry, na região central da Inglaterra. O objetivo dos organizadores era testar as operações para a Olimpíada combinada com estruturas e sistemas pré-existentes. A cidade irá sediar 12 jogos, incluindo a disputa feminina pela medalha de bronze.

No entanto, com um público presente pequeno como o que compareceu para assistir Senegal e Omã (11.611 torcedores), toda a estrutura acaba não sendo colocada realmente a prova. Duas das principais companhias de trens que ligam Londres e a região, a London Midland e a Virgin Trains, não disponibilizaram serviços adicionais em função do evento-teste, por exemplo, mas devem colocar mais vagões durante os Jogos Olímpicos, se necessário.

O Estádio City of Coventry divulgará um balanço do evento apenas na manhã de terça-feira. Anthony Mundy, diretor responsável pelas instalações do estádio, acredita que a cidade tenha sido escolhida para que os esquemas sejam testados fora da capital britânica, já que a maior parte dos eventos-testes tem sido realizada em Londres.

Ele ressalta que o sistema de transporte fora da capital é muito diferente (Coventry, por exemplo, não tem metrô e não há estação de trem próximo ao Estádio). Outro motivo é o tamanho da arena - para testar todas as instalações de Wembley, com capacidade para 90 mil, seria necessária uma disputa que atraísse maior público.

"Estamos planejando há dois anos. Faremos eventuais melhorias nos planos, se necessárias, até 25 de julho", afirmou Mundy antes do jogo.

Transporte

Com a estação de trem e a rodoviária localizadas no centro, a 6,5 km de distância do Estádio, ônibus gratuitos foram colocados à disposição para transportar torcedores entre os dois pontos, antes e após o jogo. Pelo que o Terra observou, a medida funcionou bem - ao final da partida, pelo menos 15 ônibus double decker (de dois andares) aguardavam os torcedores, que se acomodaram sem apertos até suas duas paradas: a rodoviária ou a estação central.

Segurança

Mais de 5 mil agentes atuaram na segurança de Senegal e Omã nesta segunda, revelou Mundy. O diretor observa que o esquema especial é rígido e diferente do que o Estádio geralmente adota: 100% do público passou por revista na entrada. Na hora que a bola começou a rolar, ainda havia filas de torcedores para terem seus pertences conferidos. A orientação era que bolsas e mochilas fossem deixadas em casa, para evitar demoras no procedimento e porque não haveria guarda-volumes disponível.

Sacos plásticos transparentes foram distribuídos para os torcedores para reunir objetos carregados em bolsos, como celulares, chaves e moedas. Espectadores deviam obedecer à proibição de uma lista de 23 objetos (incluindo álcool, garrafas e canetas de laser) e restrições a quantidade, tamanho ou uso de outros itens, como comida, bandeiras maiores que 1m x 2m e vuvuzelas. Até o fechamento desta matéria, não houve registro de nenhum incidente grave.

Ingressos

Apenas pouco mais de um terço da capacidade do Estádio City of Coventry foi utilizada. Com 32 mil lugares, o público da partida totalizou 11.611 pessoas, entre moradores da região ou naturais do Oriente Médio e da África que vivem na Grã-Bretanha. Mesmo o preço baixo dos ingressos - 10 libras (cerca de R$ 30 para adultos) e meia para crianças e idosos, a venda desde o início de março - não motivou mais fãs a assistirem ao jogo.

Telão

Além de ser subsede, Coventry é uma das 22 cidades britânicas que conta com um Live Site - telões em áreas públicas que irão exibir notícias e jogos. Durante Senegal e Omã, a estrutura instalada no Coventry Transport Museum, o museu no centro da cidade, não foi utilizada para transmissão da partida. A praça ficou vazia, enquanto exibia reportagens esportivas. Na próxima quarta-feira, a partir das 7h (de Brasília), o telão irá transmitir o sorteio das chaves da primeira fase das disputadas do futebol em Londres 2012.

Com mais de 500 atletas competindo por 28 nações, o torneio de futebol olímpico começará dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos, em 25 de julho. Além de Coventry, outros cinco estádios em diferentes partes da Grã-Bretanha irão sediar as partidas de futebol: Hampden Park (Glasgow, Escócia), St James' Park (Newcastle, Inglaterra), Old Trafford (Manchester, Inglaterra), Millennium Stadium (Cardiff, País de Gales) e Wembley (Londres, onde a medalha de ouro será decidida).

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade