PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

"Azarado", campeão olímpico já sofreu sabotagem e superou câncer

11 jun 2012 - 11h09
(atualizado em 12/6/2012 às 16h45)
Compartilhar

Matt Emmons é integrante da equipe olímpica norte-americana de tiro. Com 31 anos já alcançou o auge de sua carreira, conquistando o ouro olímpico na Olimpíada de 2004, em Atenas, e uma medalha de prata em Pequim, 2008. Porém, não foi nada fácil conseguir estes resultados. O atleta se considera um dos mais azarados de todos os tempos. Em entrevista ao site BBC Sport, o atleta contou toda sua trajetória.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Tudo começou no ano de 2004, na preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, Emmons estava no centro de treinamento se preparando para estrear pela equipe americana. Segundo ele, nos primeiros treinamentos estava atirando muito mal, mas imaginou que estaria apenas em um dia ruim.

Então ele arriscou alguns tiros de carabina e quando colocou a primeira bala, o tiro não saiu legal e parecia que haviam colocado areia nela. Achou estranho, arriscou mais um tiro, e aconteceu a mesma coisa.

Ele decidiu verificar suas armas e então percebeu que a câmara, que ajusta a precisão dos tiros, havia sido rasgada e havia uma espécie de chave de fenda presa nela. Emmons chegou a conclusão que tinha sido vítima de uma sabotagem.

Perto dos Jogos Olímpicos, o atleta precisou pedir uma arma emprestada à uma companheira da equipe feminina. Quando tudo parecia perdido, ele mostrou sua técnica e, mesmo com uma arma emprestada, conquistou a medalha de ouro em Atenas.

Emmons brinca e diz que, infelizmente, não descobriu o responsável pela sabotagem, pois gostaria de agradecer pelo ocorrido. Por conta da trapaça ele acabou ficando com uma arma melhor e conquistou o lugar mais alto do pódio. Segundo o norte-americano, deveria ser algum companheiro de equipe, já que apenas estes tinham acesso ao lugar onde as armas eram guardada.

Após esse fato, outro caso inusitado aconteceu com Emmons. Dessa vez, ele não pode alegar sabotagem. Com a medalha de ouro garantida, o atleta chegou a outra final em Atenas, o tiro de três posições à 50m. Ele estava na lidrença, com três pontos de vantagem e um tiro restante. É raro, quase impossível, um atirador perder a competição nessas condições. Matt conseguiu.

Ele precisava apenas acertar o alvo, se concentrou e atirou. Olhou para o monitor de pontuação e viu que não havia marcado nada. Minutos depois, ele descobriu que havia atirado no alvo da sua direita, do seu adversário, ao invés do seu. Sua pontuação zerou, e o enviou de primeiro à último lugar.

Quatro anos depois, Emmons conquistou uma medalha de prata na primeira competição dos Jogos de Pequim e parecia tudo normal. Porém, a surpresa veio novamente na segunda competição do evento. Ele estava na liderança, e havia treinado muito desde a última decepção. Mas novamente estragou tudo. No último tiro, ele marcou 4,4 (de 10,9) e acabou ficando com o quarto lugar.

Mas nenhum desses inusitados fatos se comparam ao que houve em 2010. Em setembro, Emmons descobriu um câncer de tireóide. Se tratou, fez a recuperação, e faz exames duas vezes por ano para monitorar uma possível volta da doença.

Classificado para os Jogos de Londres, o atleta disse se sentir muito orgulhoso pela maneira de como ele lidou com todas essas situações e que há coisas mais importantes na vida do que puxar um gatilho e ganhar medalhas, como saúde e família, finalizou Emmons.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Matt Emmons tentará mais uma medalha olímpica em Londres
Matt Emmons tentará mais uma medalha olímpica em Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade