PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Cientistas questionam exames para confirmar sexualidade de atletas

14 jun 2012 - 19h09
(atualizado em 15/6/2012 às 09h15)
Compartilhar

Cientistas da Universidade de Stanford desafiam uma política de testes de testosterona proposta para comprovar, nos Jogos Olímpicos, que as atletas do sexo feminino são, de fato, mulheres.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo o Journal Sentinel, em artigo publicado no The American Journal of Bioethics, os cientistas argumentaram que tais testes podem deturpar a evidência ao relacionar os níveis de testosterona com o sexo e o desempenho atlético das atletas. Além disso, para eles, os testes podem discriminar atletas do sexo feminino que não atendem ideias tradicionais de feminilidade.

A política de testes foi criada após as controvérsias diante da sul-africana Caster Semenya, campeã dos 800 m em 2009, que foi acusada por rivais de ser "muito masculina".

Uma das autoras do artigo, Katrina Karkazis, declarou que a vantagem esportiva é complexa, e não deve ser reduzida a níveis de testosterona.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

A atleta sul-africana Caster Semenya foi acusada por rivais de ser "muito masculina"
A atleta sul-africana Caster Semenya foi acusada por rivais de ser "muito masculina"
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade