PUBLICIDADE

Atletismo

Após driblar pobreza e saltar carros, britânico sonha com vaga olímpica

29 jun 2012 - 17h51
Compartilhar

Filho de nigerianos radicados na Inglaterra e atual campeão indoor britânico do salto em distância, JJ Jegede, 26 anos, teve infância difícil antes de se firmar como atleta. Abandonado pelo pai e criado ao lado de suas três irmãs pela mãe, o saltador sonha em alcançar, no Campeonato Europeu de Atletismo de Helsinque, na Finlândia, a marca de 8,20 m, que permitirá sua ida aos Jogos Olímpicos de Londres.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Enquanto criança, Jegede teve uma vida de nômade, pois sua mãe, mesmo tendo três trabalhos simultâneos, não conseguia sustentar a família e bancar uma residência para ela e os quatro filhos. "Nós fomos expulsos três ou quatro vezes pelo menos. Minha mãe se esforçava muito, trabalhando em três empregos, mas às vezes ela não conseguia pagar o aluguel, então eles vinham e nos expulsavam", lembrou o atleta ao site do jornal The Daily Mirror.

A postura de sua mãe, porém, foi inspiradora, apesar de todas as dificuldades. "Houve ocasiões em que a gente teve que ficar na rua, sem ter uma casa. Mas com todos esses problemas, minha mãe me inspirou pelo tanto que ela trabalhava. Agora eu quero dar a ela algo em retribuição", afirmou Jegede.

Este "algo" é uma vaga na Olimpíada que, se vier, será marcante na carreira do atleta, famoso por ter pulado sobre três carros em setembro de 2011. Mesmo sendo o detentor do título indoor do salto em distância entre os britânicos, Jegede precisará se superar em Helsinque, pois sua melhor marca na carreira foi de 8,04 m.

Nascido em Forest Gate, a cerca de 2 km do Estádio Olímpico de Londres, o saltador tentará melhorar seu resultado em pelo menos 16 cm, para competir ao lado de casa. "É por isso que eu ainda faço isso, apesar de todas as lesões e sem ter patrocínio. Eu quero dar orgulho à minha mãe. Eu quero que ela me veja na Olimpíada", declarou.

A Grã-Bretanha já tem garantidos na modalidade Chris Tomlinson e Greg Rutheford. Jegede espera ser o terceiro representante de sua pátria na competição, mas se considera um vencedor mesmo sem o feito. "Eu lembro quando não tinha nada. O que quer que aconteça, o esporte me levou a lugares que eu nunca sonhei quando jovem", finalizou.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

JJ Jegede tenta nova façanha, depois de se sagrar campeão britânico do salto em distância
JJ Jegede tenta nova façanha, depois de se sagrar campeão britânico do salto em distância
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade