PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal britânico dá "dicas" de etiqueta para turistas em Londres

17 jul 2012 - 13h43
(atualizado às 14h13)
Compartilhar

Restando 11 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Londres, o site do jornal The Guardian preparou nesta terça-feira um "guia de etiqueta" para os estrangeiros que visitarem o país. Com um humor irônico, a lista brinca com as falhas na organização e dá conselhos de comportamento na capital britânica.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Primeiramente, são desejadas boas vindas aos turistas e ao mesmo tempo o primeiro pedido de desculpas. "Seu pesadelo de quatro horas de espera no controle de passaportes não deve ser considerado um sintoma de desprezo por estrangeiros", escreveu o jornal.

A demora na entrada do país não é um sintoma de xenofobia, mas uma mostra que o governo não investiu na infraestrutura dos aeroportos. Segundo o The Guardian, o governo odeia os visitantes, porém este não é um motivo de preocupação, já que o mesmo se aplica aos próprios cidadãos britânicos.

O texto brinca com a incapacidade dos ingleses diferenciarem americanos e canadenses e pede para os primeiros fingirem - visando evitar conversas constrangedoras - e avisa os últimos a se identificarem com algum acessório como um tapa-olho desenhado como a folha presente no centro bandeira nacional.

A publicação alerta para outros guias de etiqueta desatualizados, como os que seriam transmitidos pelo canal CNN International, nos quais hábitos britânicos como adorar formar filas e pedir desculpas sem motivos são apresentados como comuns. "É igualmente provável que algum britânico pule na frente de uma fila e agrida a pessoa de trás por tossir. Tudo depende do quão abafado estiver".

Sobre o motivo do costume britânico de se desculpar com frequência, o The Guardian explica que ou a pessoa não ouviu ou não entendeu o que foi dito. Uma terceira opção - ouviu, entendeu e achou o estrangeiro idiota -, também é para ser considerada. O guia avisa que não é comum chover no verão como tem ocorrido neste ano, assim como a presença ostensiva do exército nas ruas não faz parte da rotina dos habitantes locais.

Disponíveis para aluguel em Londres, as bicicletas patrocinadas pelo banco Barclays (protagonista de um escândalo financeiro) foram apelidadas pelo jornal de "Boris bikes", em alusão ao prefeito Boris Johnson. O sistema de aluguel é simples: "vá a um terminal, pague com cartão e saia com a bicicleta. Quando terminar de usá-la, arremesse-a no canal mais próximo. Elas são descartáveis!".

Aos turistas que chegarem antes do início dos Jogos, a tempo de acompanharem os últimos passos do revezamento da Tocha Olímpica, o jornal alertou para a observação de alguns detalhes: apenas uma pessoa deveria estar carregando a tocha; todos estão correndo na mesma direção. Caso várias pessoas estejam com uma tocha em mãos, correndo para todos os lados, a movimentação provavelmente não teria relação com a Olimpíada, mas com um protesto.

A lista é finalizada com um pedido de ajuda às forças de segurança do evento. O The Guardian sugere que os estrangeiros demonstrem o tempo todo que não são terroristas.

"Não transpire, tire os sapatos, sorria de um jeito estranho enquanto manda uma mensagem para alguém ou grite: 'Ei, olha todos aqueles mísseis sobre aquele teto ali'. Na verdade, se você não está usando suas mãos para nada, é melhor mantê-las levantadas, para que todos vejam".

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Militares nas ruas não são parte do dia-a-dia inglês, avisa publicação
Militares nas ruas não são parte do dia-a-dia inglês, avisa publicação
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade